A Usina Termelétrica (UTE) William Arjona, localizada na BR-060, em Campo Grande, entrou em operação 11 meses antes do prazo definido no contrato firmado após o leilão da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) em 2021. Inicialmente programada para funcionar em julho de 2026, a planta começou a gerar energia no início deste mês e seguirá com a ativação gradual de suas unidades geradoras (UGs) ao longo de agosto.
O cronograma prevê a entrada em operação das quatro primeiras UGs ainda este mês: a UG1 começou a funcionar em 5 de agosto, a UG2 no dia 11, enquanto a UG3 e a UG4 devem iniciar, respectivamente, em 25 e 30 de agosto de 2025. A produção será restrita ao horário de pico, das 17h às 22h, reforçando a oferta de energia ao Sistema Interligado Nacional (SIN) nos momentos de maior demanda.
A Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (AGEMS) esteve na usina para mais uma etapa de fiscalização, em parceria com a Aneel. A vistoria verificou as condições de conservação, segurança e operação, além de acompanhar a manutenção das cinco unidades geradoras. O objetivo é assegurar que a entrega de energia ao SIN ocorra dentro do cronograma e com total segurança.
Segundo a AGEMS, a antecipação da operação representa um ganho para o sistema elétrico e para o estado, garantindo maior estabilidade no fornecimento de energia nos períodos críticos de consumo.