Campo Grande 00:00:00 Sábado, 03 de Maio de 2025


Economia Sexta-feira, 02 de Maio de 2025, 18:03 - A | A

Sexta-feira, 02 de Maio de 2025, 18h:03 - A | A

Pesquisa

Consumidores apontam atrasos e má qualidade como principais queixas

Estudo também revela consolidação do comércio eletrônico e novas exigências dos brasileiros

Vivianne Nunes
Capital News

Atrasos na entrega e produtos ou serviços com qualidade inferior ao prometido são hoje as principais reclamações dos consumidores no Brasil, de acordo com levantamento realizado pela plataforma Opinion Box. As duas queixas foram citadas por um em cada quatro entrevistados, mesmo índice registrado para casos de propaganda enganosa.

Outros pontos frequentemente citados são o atendimento insatisfatório e a ausência de resposta a reclamações. Para os responsáveis pelo estudo, os dados indicam que o consumidor brasileiro está cada vez mais atento à qualidade e mais exigente quanto à experiência de compra.

O levantamento destaca que, para as empresas, compreender essas fragilidades é essencial. "Melhorar a experiência do cliente passa por corrigir falhas no atendimento, na logística e na comunicação", avalia a pesquisa.

Crescimento do e-commerce

O estudo também confirmou a consolidação do comércio eletrônico no Brasil. Nos últimos 12 meses, 77% dos consumidores disseram ter realizado compras tanto online quanto em lojas físicas — o equivalente a quase 8 em cada 10 brasileiros.

Entre os fatores que mais influenciam a decisão de comprar online, os principais são frete grátis, qualidade dos produtos e preços competitivos.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS