A conta de luz ficará mais cara para os consumidores de Mato Grosso do Sul e de todo o país a partir deste mês de maio. Após cinco meses com a bandeira tarifária verde, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou o acionamento da bandeira amarela para o mês de maio. Com isso, haverá um acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 kilowatt-hora (kWh) consumidos.
A Aneel justificou a medida pela redução das chuvas, que marca a transição do período úmido para o seco. As previsões indicam chuvas e vazões abaixo da média nas regiões dos principais reservatórios do país, o que compromete a geração de energia pelas hidrelétricas e pode aumentar o uso das usinas termelétricas, cuja produção é mais cara.
A decisão acompanha projeções feitas pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), que já indicava a adoção da bandeira amarela em todos os cenários desde março. O sistema de bandeiras tarifárias, criado em 2015, ajusta os valores conforme os custos de geração de energia mês a mês, variando de acordo com as condições climáticas e o acionamento das fontes mais onerosas.
Quando a bandeira verde está em vigor, não há cobrança adicional na tarifa. Já as bandeiras amarela e vermelha representam aumentos no valor final da conta, com a arrecadação usada para cobrir os custos extras da geração de energia. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) acompanha esses indicadores e define as condições para cada período.