O comércio de Mato Grosso do Sul está preparado para movimentar R$ 349,88 milhões na economia do estado com as comemorações do Dia dos Pais. Os dados são de uma pesquisa de intenção de compras divulgada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS (IPF MS) e Sebrae MS, realizada em oito municípios do estado entre os dias 24 a 29 de junho.
A pesquisa revela que R$ 148,30 milhões serão destinados à compra de presentes, enquanto R$ 201,58 milhões serão gastos com as comemorações. No entanto, as expectativas são de que as compras e celebrações sejam mais tímidas este ano, com uma redução de 7% em relação ao ano passado, resultando em um gasto médio total de R$ 412,97 por pessoa. Dos entrevistados, 50,23% afirmaram que irão presentear seus pais ou alguma figura paterna.
O presidente do Sistema Fecomércio MS, Edison Araújo, destaca a importância de os empresários estarem atentos ao comportamento dos consumidores. “A pesquisa mostra que 54% dos entrevistados buscam qualidade do produto, e 27% vão comprar o presente preferido do homenageado. Então, é o momento de atender esse cliente com assertividade desde o momento em que ele entra na sua loja até o pós-venda”, explica.
Regiane Dedé de Oliveira, economista do IPF MS, enfatiza a importância de observar as preferências dos consumidores, incluindo as formas de pagamento. “64% dos entrevistados afirmam que preferem pagar à vista com desconto. Então, é o momento de criar conexão com os clientes, fidelizar e mostrar as opções, para que eles voltem depois”, sugere. “Uma oportunidade ímpar, já que 86% garantem que vão comprar presencialmente.”
Entre os entrevistados que pretendem presentear, 42% preferem comprar roupas, seguidos por perfumes e cosméticos (24%) e calçados (21%).
Paulo Maciel, analista-técnico do Sebrae/MS, afirma que a data é uma oportunidade de ouro para os empresários aumentarem suas receitas e fortalecerem a economia local. “A preparação para esse período deve começar semanas antes, com os comerciantes atentos às tendências e desejos dos consumidores. Uma estratégia bem planejada e uma boa dose de criatividade fazem toda a diferença”, afirma. Ele recomenda pacotes promocionais e descontos em produtos populares para atrair clientes, além de criar experiências diferenciadas.
A pesquisa também indica que 87% dos entrevistados pretendem comemorar o Dia dos Pais, sendo que muitos planejam preparar uma refeição especial para a data.
A movimentação econômica prevista para o Dia dos Pais em Mato Grosso do Sul é significativa, e os comerciantes têm uma excelente oportunidade para atrair clientes e impulsionar suas vendas. Estar atento às preferências e comportamentos dos consumidores será essencial para aproveitar ao máximo este período.