Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 02 de Outubro de 2025


Agronegócio Quinta-feira, 02 de Outubro de 2025, 17:20 - A | A

Quinta-feira, 02 de Outubro de 2025, 17h:20 - A | A

Cotação

Preços do boi gordo registram queda em setembro, cenário atípico para o período

Escalas alongadas e oferta reforçada pressionam as cotações, segundo o Cepea

Elaine Oliveira
Capital News

Os preços do boi gordo encerraram setembro em queda, comportamento considerado atípico para o período, quando normalmente há escassez de animais para abate e alta nas cotações.

Segundo pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), em 2025 os confinadores reforçaram os lotes desde o início do ano, garantindo que as entregas programadas para setembro fossem suficientes para atender tanto a demanda interna quanto a externa, que segue aquecida.

Como consequência, as escalas foram alongadas em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea, pressionando os preços do boi gordo. O maior recuo no acumulado do mês foi registrado em Cuiabá (MT), onde o preço da arroba caiu 4,5%, estado que concentra o maior rebanho do país, tanto de pasto quanto confinado.

Em São Paulo, o Indicador CEPEA/ESALQ recuou 2,1%, fechando setembro a R$ 304,10 por arroba.

O cenário mostra que, apesar da procura aquecida, a oferta mais ajustada ao mercado influenciou diretamente a redução dos valores no período, diferente do comportamento histórico de setembro.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS