Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 20 de Maio de 2025


Agronegócio Terça-feira, 20 de Maio de 2025, 16:22 - A | A

Terça-feira, 20 de Maio de 2025, 16h:22 - A | A

Oferta Interna

Gripe aviária pode derrubar preços do frango e ovo no Brasil

Exportações foram suspensas e produto deve sobrar no mercado interno

Viviane Freitas
Capital News

Após dois casos confirmados de gripe aviária no Rio Grande do Sul, 13 países e a União Europeia suspenderam a importação de produtos avícolas brasileiros. A medida deve aumentar a oferta interna de frango e ovos, o que tende a causar redução nos preços desses itens para o consumidor. “A carne de frango pode ter queda de preço no mercado interno, já que haverá menos exportações”, explicou o economista Eugênio Pavão.

Apesar da perspectiva de queda no curto prazo, o economista Eduardo Matos alerta que esse cenário pode ser temporário. Segundo ele, com a necessidade de sacrificar aves contaminadas, inclusive matrizes de postura, a produção de ovos pode cair. “Já há escassez e os custos das granjas seguem altos, principalmente por conta do milho”, destacou Matos, prevendo possível aumento futuro nos preços.

Os dois casos confirmados ocorreram em Montenegro e Sapucaia do Sul, no RS, e outros seis estão sendo investigados. Com a confirmação, países como China, Argentina, México e África do Sul suspenderam as compras. A União Europeia também interrompeu as importações, e Japão, Emirados Árabes e Filipinas restringiram apenas os produtos da área afetada.

Apesar da crise, o Japão manteve as compras de carne de frango de Mato Grosso do Sul, maior fornecedor do produto ao país nos primeiros quatro meses do ano. No entanto, seis dos dez principais parceiros comerciais do Estado suspenderam as importações, o que já representa prejuízo de quase US$ 60 milhões. “Se o boicote se prolongar, o Brasil corre o risco de perder espaço no mercado global”, concluiu Pavão.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS