Nos dias 29 e 30 de julho, Campo Grande será palco do 7º Simpósio de Reprodução, Produção e Nutrição de Bovinos – Repronutri 2025, com o tema “Pecuária do Futuro”. O evento será realizado no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo e reunirá pesquisadores e especialistas nacionais e internacionais para discutir as transformações e inovações no setor pecuário.
A proposta do encontro é apresentar resultados recentes de pesquisas científicas que já podem ser aplicadas no campo, promovendo a integração entre produtores rurais e instituições de pesquisa. “Veremos as tendências da cadeia produtiva da carne, além de debatermos a visão política das perspectivas da agropecuária tanto em Mato Grosso do Sul como em todo o Brasil”, afirma Caio Louzada, vice-presidente do Repronutri e representante da Cia Pecuária.
Atualmente, Mato Grosso do Sul tem um rebanho com 20 milhões de cabeças de gado, ocupando a terceira posição no ranking nacional de produção de carne bovina. Em sintonia com esse cenário, o simpósio colocará em pauta temas como pecuária de ciclo curto, nutrição materna, intensificação da recria e boas práticas sanitárias.
A programação também contempla atualizações sobre a IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) e alternativas ao uso do estrógeno, além de discussões sobre bem-estar animal, práticas sustentáveis e o uso da Inteligência Artificial na identificação, manejo e reprodução bovina. “Quando falamos em futuro, não podemos deixar de citar a Inteligência Artificial, que vem alavancando o processo de produção de bovinos de corte”, destaca Louzada.
Criado em 2016 com apenas 350 participantes, o Repronutri já ultrapassa a marca de 7 mil inscritos. A realização é da Embrapa Gado de Corte, em parceria com UFMS, UEMS, Uniderp e instituições privadas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site oficial do evento.