Seis creches serão construídas em aldeias indígenas de Mato Grosso do Sul, por meio do PAC Indígena 2025 lançado ontem pelo presidente Lula, em Minas Novas (MG). Conforme o deputado federal Geraldo Resende (PSDB-MS), que esteve presente ao evento e fez a articulação para as creches no Estado, as aldeias beneficiadas são Bororó e Jaguapiru (Dourados), Tey Kuê (Caarapó), Pirajuí (Paranhos), Limão Verde e Ipeque (Aquidauana).
As creches, sendo o deputado, foram conquistadas com trabalho realizado ao longo de dois anos, em parceria com o secretário estadual de Educação Hélio Queiroz Daher. O parlamentar também levou a secretária Zara Figueiredo, da Secadi, para visitar aldeias de Dourados e outros municípios, de forma a sensibilizar o Ministério da Educação para a importância das obras.
Em todo o país, as creches seguem o modelo Proinfância, com investimentos unitários que variam de R$ 4,3 milhões a R$ 6 milhões. Ao todo, serão construídas 117 creches em comunidades indígenas e outras 48 em territórios quilombolas. A estrutura das unidades varia, de cinco a oito salas de aula, além de biblioteca, sala de múltiplo uso, cozinha, lavanderia, lactário, sala de amamentação, fraldários e áreas de recreação. Cada unidade terá capacidade para atender até 188 crianças em dois turnos, ou 94 em período integral, com estrutura completa e adaptada à realidade local.
"Estas unidades, lançadas pelo governo federal para aldeias de todo o país, possibilitarão atender um grande anseio das mães que precisam trabalhar e terão um local seguro e digno para deixar suas crianças", disse Geraldo Resende. "Estas creches fazem valer o nosso mandato", acrescentou.
LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG
• • • • •