Campo Grande Sexta-feira, 10 de Maio de 2024


Agronegócio Domingo, 21 de Abril de 2024, 14:23 - A | A

Domingo, 21 de Abril de 2024, 14h:23 - A | A

MS

Atenção ao prazo para renegociar dívidas do crédito rural para investimentos

Produtores rurais que foram afetados pelas condições climáticas têm até 31 de maio

Elaine Oliveira
Capital News

Os produtores rurais que foram afetados por intempéries climáticas ou queda de preços agrícolas poderão renegociar dívidas do crédito rural para investimentos. O prazo limite para repactuação é até 31 de maio.

Com a iniciativa, as instituições financeiras poderão adiar ou parcelar os débitos que irão vencer ainda em 2024, relativos a contratos de investimentos dos produtores de soja, de milho e da pecuária leiteira e de corte. Neste contexto, as operações contratadas devem estar em situação de adimplência até 30 de dezembro de 2023.

A medida é uma proposta do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), apoiada pelo Ministério da Fazenda (MF), e aprovada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), em março.

A resolução foi necessária diante do fato de que, na safra 2023/2024, o comportamento climático nas principais regiões produtoras afetou negativamente algumas lavouras, reduzindo a produtividade em localidades específicas. Além disso, os produtores rurais também têm enfrentado dificuldades com a queda dos preços diante do cenário global.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS