Campo Grande 00:00:00 Sábado, 13 de Setembro de 2025


Cultura e Entretenimento Sábado, 01 de Dezembro de 2007, 10:57 - A | A

Sábado, 01 de Dezembro de 2007, 10h:57 - A | A

Fundação de Cultura realiza Encontro com a Música Clássica

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através de sua Fundação de Cultura (FCMS) e com a parceria da Prefeitura de Campo Grande, através de sua Fundação de Cultura (Fundac), realizam de 03 a 09 de dezembro o “Encontro com a Música Clássica”, com a participação de músicos nacionais e internacionais de renome. Com entrada gratuita, o evento promove uma semana voltada para a música clássica, em apresentações diversificadas para vários pontos de Campo Grande.

“Aproximar a população da música clássica, em concertos e atividades gratuitas como essa é um dos objetivos da Fundação de Cultura, sempre na expectativa de expandir os horizontes culturais sul-mato-grossenses”, destacou Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Na segunda-feira (3), será a abertura com o músico Fábio Zanon (violão), às 21h, no Teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de agosto, 453, Centro. Fábio Zanon ocupa uma posição de destaque no cenário internacional de violão clássico, sendo um dos mais respeitados músicos brasileiros, com uma diversificada atuação como solista, camerista, regente e comunicador. Na temporada deste ano, ele celebra seu 25º aniversário como concertista, explorando outras avenidas musicais por meio de estréias que vão desde um concerto para violão e percussão do compositor de vanguarda Harry Crowl até o Concerto para Violão e Orquestra do compositor popular Francis Hime.




Na terça-feira (4), se apresenta a norte-americana Gretchen Miller (violoncelo), o músico Pierre Descaves (oboé) e a Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande, sob a regência de Eduardo Martinelli, às 21h, no Teatro Jorge Elias Zahran do Sebrae/MS, na Avenida Mato Grosso, 1661. Gretchen Miller teve sua formação musical da Universidade do Arizona, tendo mais tarde se apresentado como solista de diversas formações (trios, quartetos e conjuntos de câmara), tocado com a Orquestra Sinfônica Brasileira e formado vários violoncelistas, além de sua participação em vários festivais de músicas e encontros de violoncelistas. Já Pierre Descaves atua no campo da música de Câmara, sinfônica, litúrgica e também em composição para Teatro, Dança e Cinema de animação, sempre procurando integrar as artes com outras expressões humanas e a espiritualidade. É formado em oboé pela Unirio e membro da Orquestra Sinfônica da UFRJ desde 2005.




Na quarta-feira (5), se apresenta o músico Bernardo Bessler (violino) e Edinaldo Borba (piano), às 21h, no Teatro Jorge Elias Zahran do Sebrae/MS, na Avenida Mato Grosso,1661. Bernardo Bessler foi o primeiro violino do Quarteto Bessler e o fundador e diretor artístico da Orquestra de Câmara Brasileira. Músico eclético, participou de inúmeras gravações ao lado de expoentes da música popular brasileira, como Gilberto Gil e Caetano Veloso. Edinaldo Borba, por sua vez, é um jovem pianista com enorme talento camerístico, que já ganhou muitos prêmios, como o Concurso Nacional de Piano Maria Teresa Madeira, o Concurso Nacional de Piano Villa-Lobos e o Concurso de Piano ArtLivre na categoria “Piano e Orquestra”, quando foi agraciado como “Melhor intérprete de Música Brasileira”. Suas apresentações se estendem em recitais, atuações como camerista e solista.

Na quinta-feira (6), quem toca é a Orquestra Barroca de Mato Grosso do Sul, que se apresentará no Terraço do Memorial da Cultura e Cidadania, às 21h, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro. A apresentação será composta pelos solistas Eliezer Sant’Ana (clarineta), Gisele Ribeiro (clarineta), Habedes Vieira (violoncelo) e Gilberto Stefan (violão), sob a regência de Rafael Salgado.

Na sexta-feira (7), é a vez do Canto Lírico com Chico Campos (barítono) e Yuri Pingo (pianista), às 21h, no Anfiteatro DAC – Departamento de Comunicação e Artes – unidade 8/UFMS. Chico Campos é professor de Canto da Universidade de São Paulo (USP), do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim do Estado de São Paulo e da Escola de Música Maestro Ernst Mahle, em Piracicaba. Artista da Sociedade Brasileira de Ópera, integra o catálogo “The American Voice”. Já atuou junto às Orquestras Sinfônicas dos Estados de São Paulo, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Sul e com a Sinfônica Brasileira. O pianista Yuri Pingo, por sua vez, iniciou seus estudos de piano aos seis anos, tendo se tornado aluno da Escola Municipal de Música de São Paulo e se graduado Bacharel em Música pela Unesp, em 2004, na classe de piano do Professor Doutor André Rangel.

No sábado (8), é a apresentação do Grupo Bojo Malê e da oficina de percussão do encontro, às 21h, no Birô Brasileiro Casa da Cultura na rua Barão do Rio Branco, 173- Bairro Amambaí. O Bojo Malê é um grupo de percussão que trabalha ritmos como o Maracatu Nação de Baque Virado, o Alujá de Xangô, o Côco, o Samba, o Funk, entre outros.

No domingo (9), ocorrerá o encerramento com a Orquestra Municipal Sinfônica de Campo Grande sob a regência de Eduardo Martinelli, às 18h, na Concha Acústica Helena Meirelles no Parque das Nações Indígenas. Criada em agosto de 2006, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande conta com 60 instrumentistas da mais alta relevância no Estado.

Paralelamente ao Encontro com a Música Clássica haverá também oficinas e Master Classes. Toda Master Class será realizada no Centro de Arte Viva: no dia 3, às 14h, com Bernardo Bessler (violino); Fabio Zanon (violão) no dia 4, às 9h; com Gretchen Miller (violoncelo) no dia 5, às 9h; com Pierre Descaves (sopros) no dia 5, às 14h; e com Chico Campos (canto) no dia 8, às 9h30 e às 14h30. Mais informações pelo telefone 3324-2433.

A oficina de “Percussão corporal e vocal” será ministrada por Lu Horta Barbatuques no Centro Cultural José Octávio Guizzo, no dia 6, às 15h30m e no dia 7 às 10h e às 14h30. Os alunos da oficina se apresentarão no dia 08, às 21h, no Birô Brasileiro Casa da Cultura. As vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3314-3206.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS