A prisão do prefeito de Terenos, Henrique Budke (PSDB), durante uma operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) na terça-feira (9), gerou repercussões imediatas no município. O evento tradicional, a Festa do Ovo, que aconteceria nos dias 19 e 20 de setembro, foi cancelado devido aos desdobramentos do caso.
Em um comunicado nas redes sociais, a prefeitura explicou que a decisão de adiar a festa foi tomada em razão dos eventos amplamente divulgados, que exigem "prudência e responsabilidade" por parte da administração municipal. A nota ainda destaca a importância cultural e turística da Festa do Ovo para Terenos.
A prefeitura ressaltou que "a Festa do Ovo é um evento de grande importância cultural, econômica e turística para o município e será realizada em nova data a ser oportunamente divulgada". Diversos artistas do cenário musical nacional já estavam confirmados para a edição deste ano, como os cantores Bruninho e Davi, Max Henrique, Loubet e o Grupo Canto da Terra.
A operação que levou à prisão de Budke é parte da investigação sobre corrupção envolvendo licitações e o pagamento de propinas na prefeitura. Em 2024, o Gaeco já havia deflagrado a Operação Velatus, que revelou um esquema de desvio de verbas públicas por meio de licitações fraudulentas em Terenos, resultando em mandados de busca e apreensão em diversos locais.