A manifestação cultural "Touro Candil", de Porto Murtinho, abre o jogo entre Brasil e Venezuela, na quarta-feira, 14, no estádio Morenão, válido pela última rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo 2010.
O grupo é um misto de religiosidade e folclore que envolve a Lenda do Touro Candil. Durante a apresentação, dois touros se desafiam para ver quem é o legítimo filho do Candil. Os “animais”, Bandido e Encantado, são representados pelas cores verde e amarelo, respectivamente. As cores que denotam também os principais tons da bandeira brasileira, demonstram os laços culturais entre Brasil e Paraguai, que são divididos apenas por um rio. O processo se assemelha ao realizado em Parintins (AM), com o Caprichosos e garantido.
O projeto sociocultural Touro Candil reúne cerca de 90 adolescentes para mostrar através da dança e da encenação traços da cultura murtinhense.
Formado por adolescentes entre 12 anos e 18 anos, o Touro visa fazer com que a gurizada participe desde a criação do figurino – confeccionado com o auxílio do estilista e carnavalesco de Campo Grande, Francis Fabian – à apresentação em si.
Desde 2005 a atração folclórica do Paraguai foi adaptada pelos murtinhenses, criando a disputa dos touros em um espetáculo que mescla teatro e dança, mostrando traços indígenas e religiosos do país vizinho.
Por: Marcelo Eduardo – (www.capitalnews.com.br)