Um convite para dançar as infâncias e celebrar a cultura popular brasileira. É assim que o grupo de pesquisa em danças populares Renda que Roda, da UEMS, estreia seu primeiro espetáculo infantil, “Kalivôno”, com apresentações em escolas da rede pública de Campo Grande.
O projeto conta com apoio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), no edital voltado a projetos culturais para a primeira infância.
Segundo a coordenadora e diretora do espetáculo, Gabriela Salvador, a proposta é ampliar o acesso das crianças aos bens culturais do país. “Nosso propósito é impulsionar nos ambientes culturais e educacionais de Campo Grande os saberes oriundos dos povos tradicionais: indígenas, afro-brasileiros e quilombolas e da cultura popular brasileira”, destacou.
Dança, mitos e brincadeiras
Na cena, “Kalivôno” mistura danças populares e tradicionais, como maracatu, catira e capoeira, com mitologias e símbolos da cultura popular. A narrativa se passa em uma floresta encantada, onde uma criança sonha com uma cobra e, entre histórias, brinquedos e personagens como a onça e o bicho-papão, constrói-se uma poética sobre memórias, ancestralidade e imaginação.
O elenco reúne acadêmicos e egressos de Teatro e Dança da UEMS, mestrandos em Artes da UFMS e artistas independentes. A direção é assinada por Gabriela Salvador e Tom Conceição, com produção de Marcus Perez.
Programação em Campo Grande
A agenda começa com ensaio aberto no dia 1º de outubro, às 19h30, na Caixa Preta da UEMS.
Escola Municipal Professora Oliva Enciso: dias 3 e 8 de outubro, mediação artística das 8h às 9h30 e espetáculo às 10h; roda de conversa para professores no dia 30 de outubro, das 7h às 8h30.
Escola Municipal de Educação Infantil Paulino Romeiro Paré: dia 6 de outubro, mediação das 8h às 9h30 e espetáculo às 10h; roda de conversa em 19 de novembro, das 7h às 8h30.
As rodas de conversa serão conduzidas por Mariana de Castro e têm como objetivo ampliar o repertório oral e corporal dos professores, com práticas educacionais antirracistas e ancestrais aplicáveis ao cotidiano escolar.
Mais informações estão disponíveis no Instagram: @rendaquerodaa.