Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 30 de Setembro de 2025


Cultura e Entretenimento Terça-feira, 30 de Setembro de 2025, 15:22 - A | A

Terça-feira, 30 de Setembro de 2025, 15h:22 - A | A

Amanhã

Grupo estreia espetáculo infantil em Mato Grosso do Sul

“Kalivôno” leva cultura popular brasileira para crianças da rede pública de Campo Grande

Elaine Silva
Capital News

Um convite para dançar as infâncias e celebrar a cultura popular brasileira. É assim que o grupo de pesquisa em danças populares Renda que Roda, da UEMS, estreia seu primeiro espetáculo infantil, “Kalivôno”, com apresentações em escolas da rede pública de Campo Grande.

O projeto conta com apoio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), no edital voltado a projetos culturais para a primeira infância.

Segundo a coordenadora e diretora do espetáculo, Gabriela Salvador, a proposta é ampliar o acesso das crianças aos bens culturais do país. “Nosso propósito é impulsionar nos ambientes culturais e educacionais de Campo Grande os saberes oriundos dos povos tradicionais: indígenas, afro-brasileiros e quilombolas e da cultura popular brasileira”, destacou.

Dança, mitos e brincadeiras

Na cena, “Kalivôno” mistura danças populares e tradicionais, como maracatu, catira e capoeira, com mitologias e símbolos da cultura popular. A narrativa se passa em uma floresta encantada, onde uma criança sonha com uma cobra e, entre histórias, brinquedos e personagens como a onça e o bicho-papão, constrói-se uma poética sobre memórias, ancestralidade e imaginação.

O elenco reúne acadêmicos e egressos de Teatro e Dança da UEMS, mestrandos em Artes da UFMS e artistas independentes. A direção é assinada por Gabriela Salvador e Tom Conceição, com produção de Marcus Perez.

Programação em Campo Grande

A agenda começa com ensaio aberto no dia 1º de outubro, às 19h30, na Caixa Preta da UEMS.

Escola Municipal Professora Oliva Enciso: dias 3 e 8 de outubro, mediação artística das 8h às 9h30 e espetáculo às 10h; roda de conversa para professores no dia 30 de outubro, das 7h às 8h30.

Escola Municipal de Educação Infantil Paulino Romeiro Paré: dia 6 de outubro, mediação das 8h às 9h30 e espetáculo às 10h; roda de conversa em 19 de novembro, das 7h às 8h30.

As rodas de conversa serão conduzidas por Mariana de Castro e têm como objetivo ampliar o repertório oral e corporal dos professores, com práticas educacionais antirracistas e ancestrais aplicáveis ao cotidiano escolar.

Mais informações estão disponíveis no Instagram: @rendaquerodaa.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS