Neste domingo (28), começa o 18º Festival Encontro com a Música Clássica, que leva ao palco grandes nomes da música brasileira e internacional. A abertura será marcada pela apresentação do Duo Manhães, do Sexteto de Câmara da Sinfônica de Campo Grande e do argentino Alejandro Brittes, que promete encantar o público ao fundir o chamamé com sonoridades da música barroca.
Reconhecido internacionalmente, Brittes é compositor, pesquisador e referência no chamamé contemporâneo. Já se apresentou em palcos importantes como a Biblioteca do Congresso dos EUA e lançou obras inovadoras como o disco “(L)este” e o livro “A Origem do Chamamé”. Seu trabalho revela as raízes do gênero, que nasce do encontro entre a cultura guarani e a tradição barroca das missões jesuíticas.
A programação do festival vai até quarta-feira (1º) e inclui concertos, oficinas e masterclasses gratuitas. O evento é resultado da parceria entre Orquestra de Câmara do Pantanal, Orquestra Sinfônica de Campo Grande e o projeto Movimento Concerto da UFMS com a Fundação de Cultura de MS, e tem o objetivo de democratizar o acesso à música erudita e suas variações.
Formado pelos irmãos campo-grandenses Elias e Artur, o Duo Manhães desponta como promessa da nova geração de violonistas clássicos. Junto ao Sexteto de Câmara, eles se apresentam na abertura do festival, que tem entrada gratuita mediante reserva no Sympla.