Uma corrida de carros em Puerto Quijarro, cidade boliviana que fronteira com Corumbá, deixou dez feridos nesta sábado (18). Algumas pessoas que assistiam à competição foram atropeladas por um carro desgovernado.
De acordo com informações do site de notícias Diário Corumbaense, as vítimas foram encaminhadas pela ambulância boliviana para o hospital de Corumbá. Seis precisam passar por cirurgia, sendo cinco com fraturas expostas, quatro com ferimentos leves e um deles encontra-se em estado grave, com traumatismo craniano e está internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) da Santa Casa.
De acordo com um boliviano, irmão de um dos motoristas que estava na competição, o auxílio brasileiro no socorro das vítimas foi essencial. “Temos que agradecer ao pessoal de Corumbá que está atendendo os feridos porque tem gente que está um pouco grave e não tem raio-x na Bolívia, por isso tiveram que vir para cá”, afirmou.
Ainda segundo o homem, nada aconteceu com os condutores dos veículos. Ele afirmou que chegou a ver o acidente, mas não tem familiares ou amigos feridos. Ele estava na Santa Casa de Corumbá prestando apoio. “Do hospital de Quijarro trouxeram para cá porque lá não tinha condições de atender os feridos”, afirmou.
Uma moradora de Puerto Quijarro está com quatro primos internados no hospital. Ela relatou que essa corrida é tradicional na Festa do Povo de Puerto Quijarro. “É tradição, tem corrida de carro, corrida de moto, mas aconteceu um acidente que acabou atropelando gente”, explicou.
De acordo com o diretor-presidente da Santa Casa de Corumbá, médico Cristiano Xavier, as vítimas foram levadas ao hospital pela ambulância da Bolívia e em alguns carros particulares. Devido ao fato o hospital ficou superlotado e, por isso, quatro feridos foram encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Guató. Médicos que não estavam no plantão tiveram que ser chamados para ajudar nos atendimentos.