A Unidade de Saúde da Família (USF) Jardim Los Angeles, localizada na região sul de Campo Grande, passou a funcionar em horário estendido até às 23h a partir desta segunda-feira (5). A medida faz parte da estratégia da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) para ampliar o acesso da população aos serviços de Atenção Primária, reduzir a sobrecarga nas unidades de urgência e atender quem não consegue buscar atendimento durante o expediente comercial.
Anteriormente com funcionamento até às 19h, a unidade agora oferece, no período noturno, os mesmos serviços da Estratégia de Saúde da Família (ESF), como consultas médicas e de enfermagem, vacinação, dispensação de medicamentos e procedimentos básicos. O foco é atender casos de menor complexidade, especialmente sintomas leves de síndromes respiratórias, entre 17h e 23h.
“Nossa prioridade é cuidar de quem mais precisa, e para isso precisamos estar disponíveis nos horários em que a população consegue nos procurar”, afirma a secretária municipal de Saúde, Rosana Leite.
De acordo com a superintendente da Rede de Atenção à Saúde da SESAU, Ana Paula Resende, a ampliação considera a alta demanda da unidade e o aumento dos casos de síndromes respiratórias. “Queremos evitar que pacientes com sintomas leves procurem a UPA Universitário, que é referência na região. O atendimento na USF é mais próximo, humanizado e adequado para esses casos”, explica. Ela destaca ainda que a mudança é permanente. “Não será uma ação apenas sazonal, mas uma medida contínua para qualificar a Atenção Primária.”
A ampliação foi possível com a chegada das residências médica e multiprofissional em Saúde da Família. “Com mais profissionais, conseguimos melhorar a qualidade do atendimento e ampliar a cobertura assistencial”, pontua Ana Paula.
Segundo Débora Emiko, diretora do Distrito de Saúde responsável pela região do Anhanduizinho, todos os serviços da unidade estão mantidos no horário estendido, incluindo farmácia, sala de vacina e acolhimento por demanda espontânea ou agendamento. “A proposta é permanente e a expectativa é incorporar novos serviços, como odontologia e serviço social, a partir de junho.”
A gerente da unidade, Raiani Matoso de Souza, reforça que a mudança foi impulsionada pela chegada das residências e pela revitalização do espaço, realizada em dezembro de 2024. “Toda a nossa dinâmica mudou. Agora conseguimos atender também quem não tem acesso durante o dia, oferecendo serviços como coleta de preventivo, encaminhamentos pelo SISREG e grupos de tabagismo à noite”, diz.
Com essa ampliação, cerca de 19 mil moradores dos bairros Sumatra, Samambaia, Vespasiano Martins, Terra Morena, Uirapuru e da grande Los Angeles passam a contar com mais acesso à saúde em horários mais flexíveis. A USF Jardim Noroeste também já oferece atendimento em horário estendido na Capital.