Cerca de 69 bebês receberam a vacina meningocócica ACWY, entre os dias 1º e 5 de julho, em Campo Grande, segundo dados da plataforma Localiza SUS. O novo reforço passou a ser adotado para crianças de 12 meses, ampliando a proteção contra os sorogrupos A, C, W e Y da bactéria causadora da meningite.
A atualização foi implementada pelo Ministério da Saúde, em junho, com base na maior circulação dos sorogrupos W e Y na população e nos objetivos do Plano de Enfrentamento das Meningites até 2030.
Até então, o esquema vacinal incluía duas doses da meningocócica C, aos 3 e 5 meses, com reforço aos 12 meses da mesma vacina. Agora, esse reforço é feito com a ACWY, que já era aplicada na rede pública apenas em adolescentes de 11 a 14 anos.
Quem precisa tomar?
De acordo com o Ministério da Saúde, crianças que já completaram o esquema com a vacina meningocócica C não precisam repetir a dose com a ACWY. Já aquelas que ainda não receberam o reforço aos 12 meses podem ser imunizadas com a nova versão.
Outras vacinas do SUS, como BCG, Penta e Pneumocócicas (10, 13 e 23-valente), também contribuem na prevenção contra formas de meningite.
Onde se vacinar
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), o imunizante está disponível nas 74 unidades de saúde de Campo Grande. Basta que os pais ou responsáveis levem os documentos pessoais da criança no momento da aplicação.
Para localizar a unidade mais próxima, acesse o site da Sesau.