O SUS (Sistema Único de Saúde) realizou 7,5 milhões de cirurgias eletivas no primeiro semestre de 2026, um aumento de 8% em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 608 mil procedimentos a mais no país, segundo o Ministério da Saúde.
Em Mato Grosso do Sul, a ampliação do atendimento também ocorre por meio do programa Agora Tem Especialistas. Em Campo Grande, estão previstos 624 procedimentos para pacientes do SUS, sendo 458 consultas e exames e 168 cirurgias. O investimento previsto para a unidade é de R$ 715,9 mil.
A iniciativa permite que hospitais particulares e filantrópicos atendam pacientes da rede pública em troca de créditos financeiros. A estratégia busca ampliar a oferta de serviços especializados e reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias.
No primeiro semestre, o programa Agora Tem Especialistas foi responsável por 2,92 milhões de cirurgias em todo o Brasil. Entre as especialidades contempladas estão oftalmologia, cardiologia, ortopedia, oncologia, ginecologia e otorrinolaringologia.
A expectativa do Ministério da Saúde é superar 15 milhões de cirurgias eletivas realizadas pelo SUS em 2026, acima do recorde de 14,9 milhões registrado no ano passado. Em MS, a ampliação da rede busca aumentar o acesso da população aos procedimentos e reduzir a espera por atendimento especializado.
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.


![Origem | Dengue | PI 3342 [728]](https://cdn.capitalnews.com.br/storage/webdisco/2026/09/17/outros/7b3ed3ba448e396e72600c7212d06ab6-capitalnews-com-br.gif)
![Origem | Dengue | PI 3342 [300]](https://cdn.capitalnews.com.br/storage/webdisco/2026/09/17/outros/369f49c0cfaf848f645163db4bfafab5-capitalnews-com-br.gif)