O Sistema Único de Saúde (SUS) começou a oferecer nesta semana a vacina pneumocócica 20-valente conjugada (VPC20) para pessoas com 85 anos ou mais. A imunização será realizada em dose única, de acordo com o histórico vacinal de cada pessoa, e busca ampliar a proteção contra formas graves da doença pneumocócica, como pneumonia, meningite e sepse.
Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 2,3 milhões de brasileiros nessa faixa etária estão aptos a receber a vacina. A estratégia nacional tem como meta imunizar pelo menos 90% desse público. Para o início da campanha, aproximadamente 1 milhão de doses já foram distribuídas aos estados.
A VPC20 já fazia parte da estratégia de vacinação do SUS desde junho deste ano para crianças menores de 5 anos e pessoas com condições específicas de saúde. Até o início de setembro, mais de 1 milhão de doses haviam sido aplicadas em todo o país.
Maior risco entre idosos
Pessoas com 85 anos ou mais estão mais suscetíveis a complicações provocadas por infecções respiratórias. Um dos fatores é a imunossenescência, processo natural associado ao envelhecimento que provoca mudanças na resposta do sistema imunológico.
Doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, também podem elevar o risco de complicações. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença pneumocócica representa um problema relevante entre adultos a partir dos 60 anos, com risco ainda maior nas idades mais avançadas.
Dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS, citados pelo Ministério da Saúde, mostram que a taxa de hospitalização por pneumonia de todas as causas entre pessoas com 80 anos ou mais chegou a 3.097,7 por 100 mil habitantes em 2024. Em 2025, o índice foi de 2.902,7 por 100 mil.
Já os registros do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) apontam que, entre pessoas com 85 anos ou mais, a taxa de mortalidade por pneumonia foi de 758,1 óbitos por 100 mil habitantes em 2024. No ano seguinte, o indicador ficou em 743,1 óbitos por 100 mil.
A ampliação da vacinação para essa faixa etária faz parte da estratégia do SUS para aumentar a proteção de idosos contra doenças pneumocócicas e reduzir o risco de casos graves, hospitalizações e mortes associadas às infecções.
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.


![Origem | Dengue | PI 3342 [728]](https://cdn.capitalnews.com.br/storage/webdisco/2026/09/17/outros/7b3ed3ba448e396e72600c7212d06ab6-capitalnews-com-br.gif)
![Origem | Dengue | PI 3342 [300]](https://cdn.capitalnews.com.br/storage/webdisco/2026/09/17/outros/369f49c0cfaf848f645163db4bfafab5-capitalnews-com-br.gif)