Pessoas com 85 anos ou mais já podem receber a vacina pneumocócica 20-valente conjugada, conhecida como pneumo 20, em Mato Grosso do Sul. A vacina protege contra a doença pneumocócica e formas graves da infecção, como pneumonia e meningite.
A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES-MS) nesta terça-feira (15), após o Ministério da Saúde divulgar novas diretrizes para a imunização na segunda-feira (14).
De acordo com a secretaria, o Estado deverá receber cerca de 12.770 doses para dar continuidade à estratégia, mas ainda não há previsão para a chegada do novo lote. Enquanto isso, os municípios já podem iniciar a vacinação utilizando os estoques disponíveis.
Com a mudança, a pneumo 20 passa a contemplar crianças, idosos com 85 anos ou mais e pessoas com condições especiais, conforme os critérios estabelecidos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).
A vacinação é oferecida nas salas do SUS. Não é necessário agendamento ou apresentação de prescrição médica. Para os idosos incluídos na nova faixa etária, basta apresentar um documento que comprove a idade.
A ampliação da estratégia é inédita no Brasil e busca reduzir o risco de complicações, internações e mortes entre pessoas mais idosas. Nessa faixa etária, as doenças provocadas pela bactéria pneumococo podem apresentar maior gravidade e elevada taxa de mortalidade.
Esquema de vacinação
A orientação para quem tem 85 anos ou mais varia de acordo com o histórico de vacinação contra doenças pneumocócicas:
Sem vacinação pneumocócica anterior: uma dose única da pneumo 20;
Uma dose de pneumo 13 ou pneumo 15: uma dose da pneumo 20, respeitando intervalo mínimo de dois meses;
Uma dose de pneumo 23: uma dose da pneumo 20, com intervalo mínimo de um ano;
Duas doses de pneumo 23: não há indicação da pneumo 20 dentro desta estratégia;
Uma dose de pneumo 13 ou pneumo 15 e uma dose de pneumo 23: não há indicação da pneumo 20 nesta estratégia.
A pneumo 20 também continua disponível dentro da estratégia especial do PNI para pessoas de 60 a 84 anos que estejam acamadas ou institucionalizadas e apresentem condições clínicas especiais.
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.

