A Prefeitura de Dourados ampliou a vacinação contra Chikungunya e febre amarela com atendimento aos sábados na Sala de Vacinação do PAM. A medida busca atender principalmente trabalhadores e pessoas que encontram dificuldade para procurar as unidades de saúde durante os dias úteis.
Em setembro, a vacinação aos sábados será realizada nos dias 12, 19 e 26. Em outubro, o atendimento está previsto para os dias 3, 17, 24 e 31. A proposta é oferecer uma alternativa fora do expediente tradicional das unidades de saúde.
Para a vacina contra Chikungunya, pessoas entre 18 e 59 anos devem procurar o serviço para verificar se atendem aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. É recomendado apresentar documento pessoal e, se possível, a carteira de vacinação.
Dados epidemiológicos mostram que a Chikungunya atinge diferentes faixas etárias em Dourados. Os maiores números de casos confirmados estão entre pessoas de 20 a 29 anos, com 961 registros, e de 30 a 39 anos, com 740 confirmações. Também há registros entre crianças, adolescentes e idosos.
Dourados não registra casos de febre amarela, mas a vacinação continua sendo recomendada como forma de prevenção. A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população a verificar a situação vacinal antes do surgimento de possíveis casos da doença.
Com o atendimento aos sábados, a Prefeitura pretende ampliar a cobertura vacinal e facilitar a atualização das carteiras de vacinação. A população também poderá receber orientações sobre quais doses são indicadas de acordo com a idade e o histórico de vacinação.
• • • • •
• Junte-se à comunidade Capital News!
Acompanhe também nas redes sociais e receba as principais notícias do MS onde estiver.
• • • • •
• Participe do jornalismo cidadão do Capital News!
Pelo Reportar News, você pode enviar sugestões, fotos, vídeos e reclamações que ajudem a melhorar nossa cidade e nosso estado.

