Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 02 de Setembro de 2025


Saúde e Bem Estar Terça-feira, 02 de Setembro de 2025, 13:25 - A | A

Terça-feira, 02 de Setembro de 2025, 13h:25 - A | A

Líder

Mato Grosso do Sul é referência nacional em cobertura vacinal

Estado alcança nota 100 no Ranking de Competitividade de 2025 e lidera imunização no Brasil

Viviane Freitas
Capital News

Mato Grosso do Sul se destacou no cenário nacional ao atingir nota 100 no Ranking de Competitividade dos Estados 2025, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O estado liderou um dos indicadores mais importantes da saúde pública: a cobertura vacinal, tornando-se referência em imunização no Brasil. A avaliação do ranking leva em consideração o número total de doses aplicadas, como primeira, segunda, terceira ou dose única, em relação à população-alvo.

De acordo com a metodologia adotada, Mato Grosso do Sul não apenas atingiu as metas de imunização, mas superou todas as expectativas, isolando-se na liderança. "O desenvolvimento verdadeiro só é possível quando as políticas públicas protegem a vida. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), tem se dedicado para garantir esses resultados e continuará trabalhando para manter esse padrão de excelência", destacou o secretário estadual de Saúde, Mauricio Simões Corrêa.

Resultados Expressivos na Vacinação

Além de liderar o ranking de cobertura vacinal, o estado apresentou números impressionantes em diversas frentes. Em maio de 2025, Mato Grosso do Sul foi o líder na vacinação contra a Influenza, com mais de 596 mil pessoas imunizadas. O estado também superou a marca de 95% de cobertura nas vacinas de rotina, como BCG, Pneumocócica e Rotavírus, e não registra casos humanos de febre amarela há dez anos, com a vacinação sendo a principal forma de prevenção.

O investimento em campanhas de combate à dengue também foi um sucesso, com 21 municípios atingindo 100% da meta. Além disso, a introdução da dose zero contra o sarampo e a oferta da vacina meningocócica ACWY reforçaram a proteção infantil em todo o estado.

Compromisso com a Saúde Pública

"A nota máxima em cobertura vacinal reflete um trabalho técnico e comprometido, sustentado por profissionais capacitados, campanhas bem estruturadas e uma gestão eficiente", comentou Frederico Moraes, gerente de Imunização da SES. Ele também ressaltou que cada dose aplicada representa uma importante barreira contra doenças, além de ser um passo fundamental para o desenvolvimento humano no estado.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS