Será realizado, nesta segunda-feira (1º), uma audiência pública alusiva ao Setembro Amarelo, que terá como tema “Cuidando Vidas com Amor – Setembro Amarelo”. O evento acontecerá às 19h, no auditório do Bloco 10 da Unigran (Centro Universitário da Grande Dourados). O evento é idealizado pela Coordenadoria de Direitos Humanos e Cidadania do município.
O encontro marca o início de um mês de ações e mobilizações em prol da vida, da saúde emocional e da prevenção ao suicídio. Autoridades municipais e estaduais, profissionais da saúde, defensores de direitos humanos, representantes de instituições religiosas, lideranças comunitárias, secretários, vereadores e pessoas comprometidas com o bem-estar e a valorização da vida participarão da ação.
Segundo a Coordenadoria, o objetivo é criar um espaço aberto de diálogo sobre a importância de identificar sinais de sofrimento emocional, combater o estigma que envolve as questões de saúde mental e fortalecer redes de apoio. O coordenador geral de Direitos Humanos e Cidadania, Luiz Carlos Calado, reforça o caráter urgente do movimento e convoca a sociedade para abraçar a temática. “
Vivemos um tempo em que precisamos nos mover com urgência para as pessoas busquem apoio junto à família, aos amigos e ao meio em que vivem”, destacou.
A programação contará com palestra magna do professor e coordenador do curso de Psicologia da Unigran, Carlos Arturo Valiente, especialista e referência em saúde mental, além de um painel interativo de perguntas e respostas com profissionais de diferentes áreas que atuam na promoção do bem-estar e da saúde emocional no município.