Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 19 de Julho de 2024


Saúde e Bem Estar Sexta-feira, 14 de Junho de 2024, 08:26 - A | A

Sexta-feira, 14 de Junho de 2024, 08h:26 - A | A

Vacinação

Campanha de vacinação contra a Poliomielite encerra nesta sexta-feira

Vacina é destinada para as crianças menores de 5 anos

Layane Costa
Capital News

Segue até hoje (14) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite em Mato Grosso do Sul. As crianças menores de 5 anos precisam ser imunizadas contra o vírus.

A cobertura vacinal na estratégia de rotina da doença no Estado é de 89,14% da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) e de 79,85% da Vacina Oral Poliomielite (VOP), números abaixo da meta definida pelo Ministério da Saúde, que é de 95%.

“As pessoas pararam de ver crianças doentes e adultos com sequelas, o que deu a sensação de que a doença não existia mais, mesmo sem a vacinação, o que não é verdadeiro. Somente a vacinação contínua mantém o vírus erradicado”, explica o gerente de Imunização da SES, Frederico Jorge Pontes de Moraes.

“É muito importante que todos os pais que ainda não levaram suas crianças para tomar as doses iniciais e de reforço procurem uma unidade de saúde o mais breve possível. Em nosso país, não temos casos de poliomielite desde 1989. Em 1994, o país recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. Nosso objetivo é garantir que esse cenário se mantenha”, ressalta.

Os índices vacinais do país registram queda desde 2016, o que fez com que o Brasil entrasse na lista da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) das nações que correm o risco da reintrodução do vírus da pólio.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS