A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) restabeleceu a proibição da comercialização do creme dental Colgate Total Clean Mint em todo o território nacional. A decisão volta a valer após a fabricante retirar o recurso judicial que havia suspendido temporariamente a medida.
A proibição inicial havia sido determinada em 27 de março, por meio de medida cautelar da agência, com validade de 90 dias. Na ocasião, a ação da Anvisa foi motivada por relatos de consumidores que relataram reações alérgicas, como inchaço na boca, sensação de ardência, vermelhidão e irritação após o uso do produto.
No mesmo dia da determinação, o fabricante entrou com recurso na Justiça, conseguindo a suspensão da interdição. No entanto, a empresa retirou a contestação, o que fez com que a proibição voltasse a vigorar automaticamente.
Com a decisão, o produto segue fora das prateleiras, e a venda está suspensa até nova deliberação da Anvisa. O órgão segue monitorando os casos e reforça que consumidores que apresentarem sintomas adversos após o uso do produto devem buscar atendimento médico e notificar o caso.
Nota enviada pela Colgate:
“A Colgate confirma que em 29 de abril de 2025 apresentou perante a Anvisa seu pedido de retirada do recurso contra decisão que determinou a interdição temporária do produto Colgate Total Clean Mint, implicando assim que a medida cautelar retoma a sua validade. A decisão da Colgate é incentivada pela colaboração contínua com a Anvisa e pelo avanço das investigações técnicas junto à agência. A empresa acredita numa resolução oportuna do tema. A Colgate reafirma a segurança e qualidade do seu produto Colgate Total Clean Mint, o qual segue os rígidos padrões das agências regulatórias. Seguimos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o creme dental Colgate Total Clean Mint por meio do nosso canal oficial de atendimento”.