Campo Grande aplicou 69.291 doses da vacina contra a Influenza até esta terça-feira (29), segundo balanço divulgado pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). Desse total, 45.276 doses foram destinadas ao grupo prioritário, sendo 6.472 em crianças, 37.834 em idosos e 970 em gestantes — grupos cujas imunizações são consideradas para o cálculo oficial da cobertura vacinal pelo Ministério da Saúde.
Com isso, a cobertura vacinal na capital está em 18,52%, com base em uma população-alvo estimada em 238.016 pessoas.
Desde a ampliação da campanha, motivada pelo aumento expressivo de doenças respiratórias, a vacinação está disponível para todos os públicos nas 74 USFs (Unidades de Saúde da Família) da cidade. A Sesau reforça a importância da imunização, sobretudo diante do cenário atual.
Até o momento, Campo Grande confirmou 79 mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Entre elas, 22 foram causadas por Influenza, 10 por Covid-19, cinco por Vírus Sincicial Respiratório (VSR), três por Rinovírus, quatro por outros vírus, além de dois casos em investigação e 33 não especificados.
A Secretaria orienta que pacientes com sintomas leves procurem as USFs. Casos mais graves devem ser levados às unidades de atendimento 24 horas (UPAs e CRSs). A população deve manter o uso de máscaras em caso de sintomas, higienizar as mãos e redobrar os cuidados com crianças menores de 1 ano.