A mudança no expediente e horário de funcionamento das repartições públicas, por conta do jogo da Seleção Brasileira e “logística” afetou o atendimento de quem tentou se vacinar contra a gripe, algumas unidades de saúde de Campo Grande, nesta segunda-feira (2).
“Em virtude de Decreto publicado na edição Extra do Diogrande de sexta-feira [29], válido em virtude do jogo da Seleção Brasileira, as repartições públicas do município, bem como as unidades básicas de saúde, funcionarão de 14h às 18h30 nesta segunda-feira. Neste horário, os serviços estarão funcionando normalmente”, afirma a Secretária Municipal de Saúde (Sesau), em nota divulgada pela assessoria de imprensa .
“Quanto a questão da vacinação contra a gripe, há uma quantidade limitada de doses e, por conta da logística, houve atraso na entrega em algumas unidades, como é o caso da UBSF Jardim Antártica, mas as mesmas serão abastecidas entre hoje e amanhã. Conforme mencionado, as doses são limitadas e não haverá reposição”, adverte, a Sesau, sobre a quantidade de doses.
A dificuldade em receber a dose foi relatado por um leitor do Capital News que esteve na UBSF Jardim Antártica, no início desta tarde. Ele estava acompanhado da mulher e da filha. “A funcionária disse que talvez a vacina vai chegar”, relatou à reportagem, após ser informado pela equipe da unidade sobre a escassez de doses, por volta das 13h.
Documentos
Para receber a dose, é necessário apresentar o Cartão SUS ou número prontuário da rede municipal de saúde, documento pessoal de identificação e a caderneta de vacinação, caso tenha. A aplicação será registrada no prontuário eletrônico do paciente para garantir o controle dos imunobiológicos.
Gripe
A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza, transmitida através do contato com secreções das vias respiratórias que são eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também pode ser proliferada por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com a boca, olhos e nariz.
A gripe provoca febre, dores no corpo e mal-estar. Quem perceber esses sintomas deve procurar um posto de saúde.
Prevenção
Lavar as mãos com água e sabão e utilizar álcool gel 70% regularmente, especialmente após tocar o nariz, a boca ou superfícies que possam estar contaminadas;
Proteger o nariz e a boca, cobrindo com lenços descartáveis quando espirrar ou tossir;
Evitar tocar a boca e o nariz;
Melhorar a circulação de ar abrindo janelas;
Evitar locais com grande aglomeração de pessoas;
Manter hábitos saudáveis: comer e dormir bem, além de praticar exercícios físicos regulares.