Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Sábado, 16 de Novembro de 2019, 10:32 - A | A

Sábado, 16 de Novembro de 2019, 10h:32 - A | A

Sindicância

OAB divulga nota de repúdio por ação da guarda em protesto

Guarda Municipal Metropolitana usou spray de pimenta para conter protestantes

Elaine Silva
Capital News

OAB/MS

OAB suspende exame da ordem devido à greve dos caminhoneiros

Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS)

Logo na manhã  de sexta-feira (15) algumas pessoas protestaram no Terminal Morenão, contra o atraso dos ônibus.

 

A Guarda Civil Metropolitana foi acionado e solicitaram que alguns passageiros liberassem as saídas, porém, alguns falaram que não iriam sair do local e foi utilizado espargidor de pimenta ao ar, e não foi direcionado nas pessoas, que liberaram o local.

 

Em nota de repúdio a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), por meio de sua Diretoria, Comissão de Combate e Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (COMCEVID) e Comissão de Direitos Humanos (CDH) informou que a "utilização desproporcional de uso de gás lacrimogênio em movimento de mulheres trabalhadoras domésticas", dia a nota.

 

A guarda informa que um processo administrativo será aberto para apurar a conduta tomado pelos guardas.

 

Confira na íntegra a nota da OAB: 

 

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), por meio de sua Diretoria, Comissão de Combate e Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (COMCEVID) e Comissão de Direitos Humanos (CDH), vem a público registrar o seu PESAR acerca das ações adotadas pela Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande nesta sexta-feira (15) no Terminal Morenão, na utilização desproporcional de uso de gás lacrimogênio em movimento de mulheres trabalhadoras domésticas.

 

A data de 15 de Novembro, Proclamação da República, apesar de histórica para nosso país ainda tem muitas mazelas a serem combatidas fortemente pelas Instituições Democráticas de Direito, em especial por atos de violência contra as mulheres que ainda hoje vivenciam situação de desigualdade em todas as esferas da sociedade.

 

Apesar das décadas de lutas por direitos básicos e igualdade de oportunidades, o ato trata-se de violência contra a mulher e violação aos Direitos Humanos que corrobora a constatação de um país que está em 5º lugar em violência contra a mulher e de uma sociedade machista e patriarcal, que influencia de maneira transversal no dia a dia das mulheres do século XXI.

 

A OAB/MS, através de sua Diretoria e Comissões, reitera sua profunda indignação com o ocorrido e pede apuração dos fatos.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS