Campo Grande Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 21 de Junho de 2022, 14:37 - A | A

Terça-feira, 21 de Junho de 2022, 14h:37 - A | A

Até setembro

Inverno em Mato Grosso do Sul deve ter pouca chuva e clima seco, indica previsão

Nova frente fria deve chegar em 29 e 30 de junho.

Laura Holsback
Capital News

Hédio Fazan/Dourados Agora

Tempo seco e queimadas preocupam Imam que pede conscientização

Queimadas dentro de Dourados causam alerta para o risco à saúde da população

 

O Inverno de 2022 começou às 5h14 desta terça-feira (21) e em Mato Grosso do Sul poucas chuvas e clima seco devem marcar a estação. O prognóstico é do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS (Cemtec). 

 

De acordo com a meteorologista Valesca Fernandes, no período que vai até  22 de setembro, chuvas vão variar entre 50 a 300 milímetros em grande parte do Estado. Nas regiões do Bolsão e Pantanal a variação será de 50 a 100 milímetros e no Cone-Sul de 200 a 300 milímetros. 

 

No centro-oeste brasileiro, onde se localiza o Estado de MS, o inverno deve ter queda na umidade relativa do ar, favorecendo para o aumento de incêndios florestais e consequentemente impactando negativamente na biodiversidade do Estado, qualidade do solo e da saúde, alerta Valesca. 

 

A meteorologista que também coordena o Cemtec explica porque teremos massas de ar frio com maior frequência. “A previsão do Noaa indica continuidade da La Niña e isso provavelmente irá influenciar nas condições do tempo no inverno. Pode favorecer para um inverno mais rigoroso com a incursão frequente de massas de ar frias”.  

 

Baixas temperaturas e noites mais longas e dias mais curtos marcam o trimestre de julho, agosto e setembro.

 

Conforme o Cemtec, durante esta semana as temperaturas estarão em gradativa elevação, podendo chegar até a 33°C nas regiões do Pantanal e Norte.  Na Capital a variação será entre 18°C (mínima) e 29°C (máxima).

 

Nos próximos sete dias não há previsão de chuvas e nem queda significativa da temperatura. A tendência é que a nova frente fria chegue somente em 29 e 30 de junho.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS