A campanha de vacinação contra a raiva para cães e gatos segue em Campo Grande e vai percorrer, nos próximos dias, os bairros Santo Amaro, Vila Sobrinho e Vila Popular. A imunização é gratuita e feita por equipes da CCZ (Coordenadoria de Controle de Zoonoses), que visitam as residências.
Caso o morador não esteja em casa no momento da visita, a equipe deixará um aviso com os horários de atendimento do órgão. Nesses casos, os tutores podem levar seus animais diretamente à sede da CCZ para receber a vacina. A meta é vacinar todos os bairros da Capital até o início de 2026.
Risco de infecção
De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), neste ano nove morcegos testaram positivo para o vírus da raiva em Campo Grande. A médica veterinária Maria Aparecida Conche Cunha reforça a importância da imunização:
“É nesse contato que está o risco. O vírus da raiva pode ser transmitido e colocar em perigo a vida do animal e de toda a família”, explica.
Cães e gatos podem ser infectados ao se aproximarem de morcegos caídos ou debilitados. A doença é fatal tanto para os animais quanto para humanos.
A Sesau orienta que a população evite contato com morcegos, especialmente em situações incomuns. Crianças, idosos e animais devem ser mantidos afastados. Em caso de suspeita ou contato, é preciso acionar o CCZ imediatamente.
Serviço
Coordenadoria de Controle de Zoonoses – CCZ
Atendimento: dias úteis, das 7h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 6h às 22h
Endereço: Avenida Senador Filinto Müller, nº 1.601 – Vila Ipiranga
Telefones: (67) 3313-5000 | (67) 2020-1794 (plantão)