Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 15 de Agosto de 2025


Justiça Sexta-feira, 15 de Agosto de 2025, 12:00 - A | A

Sexta-feira, 15 de Agosto de 2025, 12h:00 - A | A

2ª Unidade

Nova unidade da Deam amplia atendimento a mulheres em Campo Grande

O contrato foi assinado no dia 13 e a delegacia funcionará na Rua Abrao Julio Rahe, em local central e de fácil acesso

Viviane Freitas
Capital News

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública anunciou a criação de uma nova unidade da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Campo Grande. O contrato foi assinado no dia 13 e a delegacia funcionará na Rua Abrao Julio Rahe, em local central e de fácil acesso. “Ela contará com modernas instalações e permitirá um acolhimento mais qualificado”, afirmou o secretário Antonio Carlos Videira.

O novo espaço servirá para ouvir testemunhas e vítimas em procedimentos policiais, além de complementar investigações quando necessário. A estrutura também vai ampliar a capacidade de atendimento da Casa da Mulher Brasileira, com foco no acolhimento e na agilidade dos processos.

Outra medida destacada é a digitalização total dos inquéritos de violência doméstica em todo o estado. “Hoje, 100% dos autos de prisão em flagrante e dos novos inquéritos estão em ambiente virtual, o que reduz custos e otimiza resultados”, explicou Videira. A emissão de medidas protetivas também passou a ser feita digitalmente, permitindo envio ao Judiciário em menos de um minuto.

Na área de atendimento, a instalação do Núcleo do Instituto Médico Legal (IML) e a presença do Imol na Casa da Mulher Brasileira aumentaram em 97% o número de atendimentos. “Antes, muitas vítimas não conseguiam ir até a sede do Imol, o que comprometia o exame de corpo de delito. Agora, com o serviço 24h na Casa, isso foi resolvido”, disse o secretário.

Por fim, Videira destacou a parceria com o Ministério Público para a criação da Tarja Lilás, sistema que integra o histórico completo de casos de violência. “Esse banco de dados permite uma atuação mais eficiente e atenta por parte de todos os profissionais envolvidos”, concluiu.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS