Candidatos ao Exame de Seleção 2026 do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) têm até esta quinta-feira (25) para solicitar a isenção no pagamento da taxa de inscrição.
O benefício pode ser solicitado por estudantes matriculados no 9° ano do ensino fundamental em escolas públicas ou comunitárias da educação no campo, conveniadas, além de candidatos inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais).
A solicitação é feita no ato da inscrição, pela Página do Candidato da Central de Seleção, com envio da documentação exigida. São aceitos declaração de matrícula, boletim ou outro documento da escola; folha resumo do CadÚnico emitida pelo CRAS, com assinatura e validade de até dois anos; ou comprovante atualizado emitido pelo Gov.br.
As inscrições seguem abertas até 8 de outubro. Após o dia 25 de setembro, será necessário pagar a taxa de R$ 20, com prazo até 9 de outubro para o pagamento.
O Exame de Seleção terá 30 questões de múltipla escolha de Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais. Ao todo, são 1.840 vagas gratuitas em cursos técnicos integrados ao ensino médio nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. As aulas começam no primeiro semestre de 2026.