Criado para valorizar potenciais e estimular novas descobertas, o Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação (Ceam/AHS) é referência no atendimento educacional especializado em Mato Grosso do Sul.
Ligado à Secretaria de Estado de Educação (SED), o espaço identifica estudantes com desempenho acima da média, criatividade, liderança ou habilidades artísticas, por meio de avaliações multidisciplinares. Após o diagnóstico, eles passam a frequentar semanalmente oficinas, projetos interdisciplinares e recebem orientação pedagógica e psicológica.
Inaugurado em 2017, o Ceam já acompanhou dezenas de alunos que hoje se destacam em olimpíadas do conhecimento, feiras científicas e atividades culturais. O objetivo é garantir igualdade de oportunidades e ampliar as possibilidades acadêmicas e sociais desses jovens.
As histórias de João Lucas Spindola Ferreira, 17 anos, e Miah Yassumoto Palácios, 10, mostram a importância do centro. João descobriu sua vocação musical no espaço, após ter sido identificado com altas habilidades em matemática. Já Miah, apaixonada por química e medalhista em matemática, diz que gostaria de estudar apenas no Ceam.
Mais que potencializar talentos, o centro promove socialização, autoestima e abre caminhos para que esses estudantes enxerguem suas habilidades como um diferencial positivo.