Campo Grande 00:00:00 Sexta-feira, 12 de Setembro de 2025


Educação Sexta-feira, 12 de Setembro de 2025, 07:05 - A | A

Sexta-feira, 12 de Setembro de 2025, 07h:05 - A | A

Escola Destaque

Escolas indígenas de são destaque em alfabetização e recebem premiação no Mato Grosso do Sul

Além da escola de Aquidauana, outras 35 unidades de ensino do interior do estado também foram premiadas pelo bom desempenho na alfabetização de crianças até sete anos

Viviane Freitas
Capital News

A Escola Municipal Indígena Francisco Farias, localizada em Aquidauana, foi reconhecida como a melhor do estado em alfabetização, recebendo o prêmio Escola Destaque MS 2025 do Programa MS Alfabetiza. O prêmio, no valor de R$ 80 mil, é concedido com base nos índices do SAEMS (Sistema de Avaliação da Educação Básica de MS) e do IDAMS (Índice de Desenvolvimento da Aprendizagem de MS). Além da escola de Aquidauana, outras 35 unidades de ensino do interior do estado também foram premiadas pelo bom desempenho na alfabetização de crianças até sete anos.

O secretário estadual de Educação, Hélio Daher, enfatizou que o prêmio visa corrigir falhas históricas na educação básica: "A gente tem um problema que é fazer com que as nossas crianças sejam alfabetizadas da maneira que é direito delas, para que possam aprender na idade correta", afirmou. Ele também ressaltou que uma alfabetização inadequada pode comprometer o aprendizado ao longo de toda a vida escolar da criança.

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, expressou seu apoio à expansão da educação de qualidade, incluindo áreas mais remotas do estado. "Eu fico orgulhoso de ver o braço da educação chegar aos lugares mais longínquos, distantes ou isolados", declarou, destacando o impacto positivo da educação nas comunidades indígenas de MS.

Denísia Francisco, diretora da Escola Municipal Indígena Francisco Farias, comemorou a conquista e já planeja novos investimentos para manter a escola entre os melhores resultados do estado: "O dinheiro será investido para que novamente nós possamos estar aqui, entre os finalistas, e não queremos perder o ritmo", disse. O programa MS Alfabetiza também oferece apoio às escolas com menores índices de aprendizagem, garantindo a continuidade do esforço para melhorar a educação em todo o estado.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS