Os órgãos responsáveis pela administração prisional e socioeducativa interessados em aplicar o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa com privação de liberdade (Enem PPL) 2025 devem realizar a adesão entre os dias 29 de setembro e 17 de outubro.
O edital com as regras do exame foi publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (18).
Durante esse período, também será necessário indicar as unidades para a aplicação do Enem PPL e o responsável pedagógico de cada uma. As indicações devem ser feitas diretamente pelo Sistema PPL, coordenado pelo Inep.
A inscrição dos participantes voluntários deve ser realizada pelos responsáveis pedagógicos entre os dias 6 e 24 de outubro. A participação no Enem PPL é voluntária e gratuita. Além de permitir a certificação de conclusão do ensino médio, o Enem PPL também pode ser utilizado para obter a declaração parcial de proficiência. O uso dos resultados para acesso à educação superior ou em processos seletivos de trabalho é facultativo.
As provas serão aplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro nas unidades prisionais e socioeducativas indicadas. O exame será composto por quatro provas objetivas e uma redação em língua portuguesa, com 45 questões de múltipla escolha em cada prova. O nível de dificuldade será equivalente ao do Enem regular e visa avaliar o desempenho dos participantes ao final do ensino médio.