Campo Grande 00:00:00 Sábado, 20 de Setembro de 2025


Cotidiano Quinta-feira, 27 de Agosto de 2009, 10:48 - A | A

Quinta-feira, 27 de Agosto de 2009, 10h:48 - A | A

Depois de ataque de pit bulls a garota de 14 anos, vereadores pedem ampliação da \"Lei do Cão\"

Marcelo Eduardo - Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Depois que Luiza Kariny Lino Camargo, 14 anos, foi vítima dos ataques de três cães da raça pit bull na manhã na segunda, 24, e passou por um cirurgia no tornozelo na Santa Casa de Campo Grande, vereadores pediram a ampliação do decreto 9.882, a chamada “lei do cão”.

Desde a promulgação do decreto, que regulamenta a Lei Complementar nº 79 de 9 de dezembro de 2005, Campo Grande passou a ter o Sistema de Posse Responsável de Cães e Gatos, Regras de Passeio, Uso de Guias com Enforcamentos nos Cães de Médio e Grande Porte e Coleiras com guias para Cães de Pequeno Porte.

A norma, que vigora há mais três anos no município (desde 16 de março de 2007) é resultado do Projeto de Lei nº 6.046/05, de autoria vereador Paulo Siufi (PMDB) e do então parlamentar Athayde Nery (PPS). Conforme a lei, cães e gatos devem ser registrados no CCZ (Centro de Controle de Zooneses) do município ou estabelecimentos veterinários devidamente credenciados por esse mesmo órgão. Os cães de médio e grande porte, só poderão ser conduzidos por maiores de dezesseis anos e com força suficiente para controlar os movimentos do animal nos logradouros públicos e vias de circulação interna de condomínio, desde que o cão esteja usando guia com enforcador. Cada cidadão poderá conduzir apenas um animal por vez.

De acordo com a proposição é obrigatório o uso de guias e coleiras em cães de pequeno porte em logradouros públicos, conforme o disposto pelo artigo anterior. Todos os cães e gatos deverão ser vacinados contra a raiva no CCZ do município ou estabelecimentos veterinários devidamente registrados no CRMV-MS (Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Mato Grosso do Sul).

Segundo assessoria da Câmara, o autor da lei e presidente da Casa, Paulo Siufi, disse: “Com muita tristeza venho falar de um fato lamentável que tem se tornado cada vez mais rotina em nossa cidade. Hoje os principais jornais da nossa Capital trazem na capa matéria sobre a garota de 14 anos que foi brutalmente atacada por três cães da raça Pit Bull dentro do quintal de sua casa, se não fosse a interferência de um cidadão, um herói campo-grandense, o pedreiro Odiel Pinto que, adentrou a casa, colocando em risco sua própria vida”, desabafou o parlamentar que também acrescentou “quero nesse momento prestar um voto de congratulação a um herói que nesses 110 anos de aniversário de Campo Grande, escreveu o seu nome na historia da nossa cidade.”

Caso recente

Na segunda-feira, 24, a menina de 14 anos foi vitimada pelos três cães (um era da mãe dela e os demais do dono da casa onde mora, na frente da dela). O proprietário de dois dos cachorros, José Correa Oliveira, 64 anos, que ajudou a socorrer a menina, teve ferimentos leves. “Eu só ouvi os gritos da menina e vim correndo ajudar. Na hora do desespero só me lembro de começar a lutar com os cachorros no chão.” informou. José possui um estabelecimento comercial no imóvel da frente da casa da vítima. Segundo José, após soltar os cachorros para alimentá-los no quintal, Luiza teria saído de sua casa em direção aos fundos.

Em seguida os cachorros começaram a rodeá-la e cheirá-la. Nesse momento Kariny teria pego um pedaço de pau e tentado afastar os cachorros, provocando o ataque dos cães. A segunda vítima, Odiel Belchor Pinto, 33 anos, que ia em direção ao bar, ouviu os gritos de José e Kariny e foi até os fundos da casa para ajudá-los. Odiel ficou gravemente ferido na perna esquerda, várias escoriações no braço, peito e no rosto. José sofreu apenas alguns arranhões.

O Corpo de Bombeiros foi até o local e fez o atendimento às vítimas no local. Luíza, foi encaminhada para a Santa Casa e Odiel para a USB (Unidade de saúde Básica) do bairro Tiradentes, onde está consciente e passa por repouso. Os animais serão recolhidos ainda esta tarde pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).(Com informações da Câmara Municipal e colaboração de Jefferson Gonçalves, do Capital News)

Por: Marcelo Eduardo - (www.capitalnews.com.br)
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS