Defesa Civil de Mato Grosso do Sul emitiu um comunicado nesta terça-feira (20), alertando para os riscos da baixa umidade do ar e os impactos à saúde da população. Conforme o alerta, durante esse período há mais risco da ocorrência de incêndios florestais e focos de queimadas em áreas urbanas e rurais.
Conforme o órgão, a baixa umidade pode ocasionar doenças pulmonares e dores de cabeça, por isso é recomendável que as pessoas evitem o consumo de bebidas diuréticas.
Dados do Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec) mostram que entre os dias 19 a 22 de julho a previsão é de tempo firme e sem probabilidade de chuvas em todo Mato Grosso do Sul, em decorrência do avanço do ar frio, nestes dias são esperadas temperaturas mais baixas tanto as mínimas quanto às máximas em especial nas regiões Sudoeste, central, Leste e Sul e Pantanal.
A meteorologista do Cemtec, Valeska Fernandes ressalta que o período exige cuidados especiais. "Entre os dias 20 e 22, o tempo segue firme e as temperaturas voltam a sumir. Atenção para as regiões Norte, Leste e Norte da região Pantanais onde teremos umidade relativa entre dez e trinta por cento, beba líquido e evite exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia”, alertou.