Durante a abertura oficial do Festival de Inverno de Bonito 2023, o Sebrae lançou uma plataforma online intitulada "Made in Pantanal", destinada a valorizar a produção regional e os produtos feitos a partir de insumos do bioma pantaneiro. A iniciativa busca promover a economia criativa e as agroindústrias, oferecendo visibilidade aos empreendedores e auxiliando no aprimoramento de seus negócios.
O objetivo principal do "Made in Pantanal" é dar destaque aos produtos fabricados no Pantanal ou que utilizam recursos pantaneiros em sua produção. Além da exposição na plataforma, as empresas inscritas serão acompanhadas por agentes de mercado, terão oportunidades de participar de feiras, eventos e rodadas de negócios, proporcionando uma abertura de mercado e novas perspectivas.
Edison Araujo, vice-presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS e presidente do Sistema Fecomércio, destacou a importância do trabalho do Sebrae em levar a rica produção pantaneira para mais lugares, gerando renda e oportunidades para empreendedores locais. O evento de lançamento contou com a presença de Sandra Amarilha, diretora-técnica do Sebrae/MS, que enfatizou a relevância da plataforma ao promover produtos autênticos do Pantanal para o mundo.
A plataforma "Made in Pantanal" não é uma estreia completa, uma vez que já existia como um selo lançado no ano anterior. O selo de procedência ajudou a evidenciar a cultura local e apoiou pequenos negócios, visando o desenvolvimento econômico sustentável da região. Agora, a plataforma se alinha com o Pró Pantanal, um programa de apoio à recuperação econômica do bioma, criado pelo Sebrae/MS e Sebrae/MT em parceria com diversos atores, para fomentar os negócios no Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Atualmente, mais de 100 empresas já estão cadastradas na plataforma "Made in Pantanal" e estão usando o selo em suas embalagens para promover a autenticidade de seus produtos. Empreendimentos de cidades como Aquidauana, Anastácio, Miranda, Corumbá, Ladário, Rio Verde de Mato Grosso, Coxim e Porto Murtinho, entre outras, estão presentes. Os interessados em aderir à plataforma e empreender com produtos pantaneiros podem se inscrever a qualquer momento.