O Estado alcançou o 9º lugar no ranking nacional que mede a oferta de serviços públicos digitais, promovido pela Abep-TIC. Em 2020, a posição era a 21ª. A melhora significativa reflete o investimento contínuo em tecnologia e modernização dos atendimentos ao cidadão.
A Secretaria de Governo e Gestão Estratégica e a Secretaria de Transformação Digital lideram essa mudança. “Nosso foco é tornar o governo mais simples, digital e acessível para a população”, afirma Rodrigo Perez, secretário de Governo. A digitalização tem garantido processos mais ágeis e maior transparência na administração pública.
Um dos destaques foi o reconhecimento nacional pela criação de normas que garantem a continuidade da transformação digital, colocando o Estado em 1º lugar nesse critério. Também houve bom desempenho nas áreas de inclusão, inovação e ampliação de serviços digitais, consolidando o Estado entre os dez melhores colocados.
Entre os avanços estão a digitalização de 97% dos serviços do Detran, com auxílio da assistente virtual Glória, o Portal Único de Serviços com mais de 1.150 opções, e ferramentas como o aplicativo MS Digital. “O salto no ranking mostra que a digitalização já é uma política permanente”, afirma Robson Alencar, secretário de Transformação Digital.
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