Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 23 de Setembro de 2025


Ciência e Tecnologia Terça-feira, 23 de Setembro de 2025, 13:58 - A | A

Terça-feira, 23 de Setembro de 2025, 13h:58 - A | A

Ferramenta de IA

Placas veiculares ganham rastreio e controle digital no Mato Grosso do Sul

Tecnologia usa IA para validar dados e evitar fraudes no Estado

Viviane Freitas
Capital News

O Detran-MS implantou um novo sistema de controle de estampagem de placas na última semana. A ferramenta utiliza inteligência artificial, valida documentos em tempo real e só autoriza a estampagem após checagens automáticas. “Cada etapa agora é registrada e auditada”, explicou o diretor de tecnologia Robson Lui. Ele reforça que ajustes pontuais são naturais na fase inicial de implantação.

Rachid Waqued/Detran-MS

Placas veiculares ganham rastreio e controle digital no Mato Grosso do Sul

 

A tecnologia cumpre a Resolução Federal nº 969, que exige sistemas informatizados e QR Code nas Placas de Identificação Veicular (PIV). Além disso, uma portaria local publicada em maio atualizou as normas no Estado e credenciou cinco empresas para operar dentro do novo padrão de segurança. “É um passo firme contra fraudes e falhas humanas”, reforçou o diretor-presidente do Detran-MS, Rudel Trindade.

Os resultados apareceram rapidamente: em apenas três dias, o sistema identificou inconsistências em dados de veículos, incluindo um carro novo. Além disso, o aplicativo permite rastrear placas, acompanhar o estoque em tempo real e garantir mais controle sobre os processos. “Estamos na vanguarda da segurança veicular no Brasil”, afirmou Trindade.

Importante destacar: o custo do serviço de estampagem não sofreu aumento por causa do novo sistema. Segundo o Detran-MS, os valores seguem sendo definidos pelas empresas credenciadas conforme a livre concorrência. “O foco é transparência e controle, não reajuste de preços”, completou Trindade. O sistema ainda foi elogiado por autoridades como o delegado da Corregedoria de Trânsito, que destacou os benefícios para o cidadão e o serviço público.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS