Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 25 de Setembro de 2025


Ciência e Tecnologia Quinta-feira, 25 de Setembro de 2025, 10:01 - A | A

Quinta-feira, 25 de Setembro de 2025, 10h:01 - A | A

Atenção

Programa Ilumina Pantanal é premiado como boa prática nacional pela FGV Energia

Projeto levou energia limpa a 2.975 famílias no Mato Grosso do Sul e já recebeu reconhecimento internacional

Elaine Oliveira
Capital News

O programa Ilumina Pantanal, da Energisa em parceria com o Governo do Estado e Governo Federal, foi reconhecido como boa prática nacional pela FGV Energia durante o I Congresso Brasileiro de Minas e Energia, realizado em Brasília (DF). A premiação foi entregue ao diretor-presidente da Energisa Mato Grosso do Sul, Paulo Roberto dos Santos, e à diretora-presidente da MSGás, Cristiane Junqueira, que representou o Governo do Estado.

Inaugurado em 2021, o projeto levou energia elétrica por meio de fontes renováveis a 2.975 famílias em áreas remotas do Pantanal sul-mato-grossense, com investimento de R$ 210 milhões. Além das residências, seis escolas foram beneficiadas, impactando cerca de 300 crianças, e mais de 650 geladeiras foram doadas às comunidades. Com sistemas de geração solar e armazenamento em baterias, o Ilumina Pantanal evita a emissão de 180 toneladas de CO₂ por ano, preservando o bioma e garantindo qualidade de vida às famílias. 

Divulgação

Projeto levou energia limpa a 2.975 famílias no MS e já recebeu reconhecimento internacional

Projeto levou energia limpa a 2.975 famílias no MS e já recebeu reconhecimento internacional

O diretor-presidente da Energisa destacou os impactos sociais da iniciativa: “Encontramos adolescentes estudando em laboratório de informática, com ventiladores e em um ambiente confortável. Tudo isso só foi possível com a chegada da energia elétrica, algo que nos enche os olhos e o coração por saber que fazemos parte dessa história”, afirmou Paulo Roberto.

O secretário da Semadesc, Jaime Verruck, reforçou que o prêmio é um marco para o Estado. “O Ilumina Pantanal foi reconhecido como o melhor projeto de energia solar em áreas isoladas do mundo. É uma forma de levar cidadania e dignidade às comunidades, alinhado à estratégia Carbono Neutro 2030”, destacou.

O projeto já havia recebido o Solar & Storage Live Awards 2021, no Reino Unido, na categoria inovação em geração solar.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS