Campo Grande 00:00:00 Terça-feira, 22 de Julho de 2025


Cotidiano Quinta-feira, 02 de Outubro de 2008, 14:23 - A | A

Quinta-feira, 02 de Outubro de 2008, 14h:23 - A | A

Assentados participam de capacitações pela Agraer

Da Redação (JG)

Produtores do Assentamento Santa Mônica em Campo Grande estão participando, esta semana, de uma série de cursos realizados por meio de um convênio entre a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Os cursos abordam temas como produção de hortaliças, sanidade animal e administração rural.
No curso sobre olericultura são abordadas técnicas de produção de mudas, implantação de canteiros, adubação, irrigação e controle de pragas e doenças. Os assuntos estão sendo discutidos por meio de aulas teóricas e práticas com foco nas culturas de mandioca, melancia e algumas folhosas.

Na capacitação sobre sanidade animal, os produtores estão aprendendo orientações sobre identificação de doenças que afetam grandes e pequenos animais como, por exemplo, a brucelose, aftosa e algumas verminoses. “O objetivo com este curso é dar noções básicas para a identificação das doenças mais comuns. Muitos produtores perdem animais por falta de informação e conhecimento. Pretendemos que eles tenham as noções básicas pelo menos para identificar os sintomas e procurar orientação especializada para o tratamento”, comenta a engenheira agrônoma da Agraer, Maria Cleonice dos Santos.

Orientações sobre administração de recursos, tanto naturais quanto financeiros, também estão sendo trabalhadas com os produtores no curso sobre Administração Rural. “Este é um curso fundamental, que orienta os produtores na administração da propriedade e o correto planejamento das atividades para que tenham viabilidade econômica”, explica Maria Cleonice.

Os cursos beneficiam cerca de 60 produtores do assentamento. Além dos assentados de Campo Grande, participam de cursos esta semana também por meio do convênio, 60 produtores de assentamentos dos municípios de Nova Andradina e Sidrolândia. Em Nova Andradina os assentados participam de uma capacitação sobre processamento caseiro do leite, realizada no assentamento Teijin. Em Sidrolândia, produtores dos assentamentos Eldorado I e II estão sendo capacitados no manejo básico de bovinos de leite. Todos os cursos estão sendo ministrados por técnicos da Agraer.

As capacitações seguem até o final do mês em assentamentos dos municípios de Campo Grande, Nova Andradina, Sidrolândia, Dourados, Nioaque e Glória de Dourados. Os cursos tiveram início na semana passada, com uma capacitação sobre aproveitamento racional da mandioca, ministrada a 20 produtores do assentamento Lagoa Grande, em Dourados.

Convênio

O convênio firmado entre a Agraer e o Incra, no valor de R$ 2, 6 milhões prevê a prestação de serviços de assistência técnica, ambiental e social (Ates) a 5.400 famílias assentadas.

Por meio do convênio estão sendo oferecidos às famílias, cursos, palestras, seminários e capacitações em associativismo, preservação do meio ambiente, conservação do solo, manejo sustentável de áreas preservadas, produção de leite, cultivo de hortigranjeiros, entre outros. (Com informações da assessoria)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS