Campo Grande 00:00:00 Quarta-feira, 10 de Setembro de 2025


Cotidiano Terça-feira, 25 de Abril de 2023, 14:08 - A | A

Terça-feira, 25 de Abril de 2023, 14h:08 - A | A

Pantanal

Ações integradas reduzem em 74,7% os focos de calor em biomas de MS

Também ocorreram grandes avanços na preservação de área protegidas

Viviane Silva
Capital News

Divulgação/ Portal MS

Ações integradas do Governo do Estado garantem redução de incêndios no Pantanal

Houve redução de 74,7% nos focos de calor nos três biomas do Estado

A ação integrada do Governo do Estado para prevenir e controlar os incêndios no Pantanal trouxe uma redução de 74,7% nos focos de calor nos três biomas do Estado – Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica -, entre 2021 e 2022, passando de 9.377 para 2.368 ocorrências.

 

Conforme balanço divulgado pelo governo do Estado, no Pantanal a área queimada e os focos de calor tiveram redução de mais de 80%. No ano de 2021 foram queimados mais de 1,3 milhão de hectares com mais de 5,9 mil focos de calor. Já no ano passado, a área queimada reduziu para 246,9 mil hectares com pouco mais de 1,1 mil focos de calor em seis municípios – Aquidauana, Corumbá, Ladário, Miranda, Porto Murtinho e Rio Verde de Mato Grosso. Os registros de incêndios florestais, atendidos pelo Corpo de Bombeiros, também caíram mais de 40%.

 

Divulgação/ Portal MS

Riedel apresenta metas e plano de gestão para 2023

O governador deve reassumir promessas de campanha e divulgar novos projetos

“Com planeamento e integração temos alcançado êxito, a atuação é coordenada e garante a preservação do Pantanal. Este resultado positivo, com significativas quedas de focos de calor, demonstra que estamos no caminho certo, com investimentos em equipamentos, treinamento e tecnologia, além de conscientização ambiental e parcerias com todos os envolvidos”, afirmou o governador Eduardo Riedel.

 

No Cerrado, os focos de calor também tiveram redução de 67,6%, passando de mais de 3 mil em 2021, para 973 em 2022. E na Mata Atlântica, a redução foi de 53,6%, passando de 474 para 220 focos de calor, respectivamente em 2021 e 2022.

 

Também ocorreram grandes avanços na preservação de área protegidas. Houve queda significativa de áreas queimadas em unidades de conservação do Pantanal e Cerado (74,3%), Rede Amolar (30%) e terras indígenas (83,8%).

 

 

O levantamento foi divulgado pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS), com informações do Sistema ALARMES de monitoramento do LASA (Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais) do Departamento de Meteorologia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS