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Coluna Tecnologia

“O que é feedback?”: interesse pelo assunto rendeu 2,9 milhões de buscas online no último ano; confira as dúvidas dos internautas

Por Thais Hott

Da coluna Tecnologia
Artigo de responsabilidade do autor

Perguntas vão do significado do termo à sua aplicação prática no trabalho, conforme acaba de divulgar a escola de negócios Conquer

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Analise seu próprio comportamento e responda com sinceridade: no geral, você tem dificuldade em dar ou receber feedbacks, seja para o chefe, colega de trabalho ou até mesmo amigos e familiares? Ou melhor, sente que ainda não entendeu bem esse conceito — ou, se entendeu, ainda encontra dúvidas ao tentar colocá-lo em prática?

Se a cultura das avaliações e alinhamento de expectativas é um desafio por aí, saiba que, aparentemente, você não é o único: segundo um levantamento da escola de negócios Conquer, que avaliou o comportamento digital dos brasileiros, dúvidas e questionamentos sobre o assunto geraram 2,9 milhões de buscas na internet nos últimos doze meses, entre questões conceituais ao redor do tema, boas práticas para dar e recebê-lo e suas aplicações no dia a dia de trabalho.

Não apenas isso: a cada novo mês, a procura por certas respostas vêm não só rendendo altos volumes de pesquisa, mas saltos consideráveis no Google Brasil — como é o caso de “feedback o que é”, cujas buscas saltaram 23% no último ano, e “feedback significado e exemplos”, com um aumento de 50% entre os internautas.

Mas, afinal, se este é um tópico que tem interessado cada vez mais brasileiros, quais dúvidas estiveram por trás dos principais picos de buscas recentemente? Confira no conteúdo abaixo, que traz as perguntas mais feitas pelos usuários nos mecanismos digitais, bem como explicações da escola de negócios, focada no desenvolvimento e capacitação de líderes e profissionais:

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Como escrever feedback… e para que ele serve

Para quem tem dúvidas sobre a grafia da palavra, a forma correta de escrevê-la é “feedback”, junção de outros dois termos em inglês: “feed” (alimentar, nutrir) e “back” (de volta). Simples, não?

No contexto profissional, o feedback é basicamente um "retorno" ou "alimentação de volta" sobre o desempenho de alguém. É uma comunicação, formal ou informal, que tem como objetivo ajudar a pessoa a entender seus pontos fortes e onde pode melhorar. Por esse motivo, é considerado uma valiosa ferramenta de crescimento e alinhamento.

Como fazer um feedback (escrito ou verbal)

Se sua confusão tem menos a ver com o uso do termo, mas a estrutura de um feedback — seja por escrito ou de modo verbal —, uma boa forma de compartilhar sua percepção com os demais é contextualizar o motivo pelo qual você está escrevendo ou falando com alguém (como “gostaria de dar um retorno sobre sua apresentação”), descrever detalhadamente a situação, pontuar as ações da pessoa avaliada e, ainda, os impactos que esse comportamento gerou.

Nessa horas, sugestões práticas e concretas são muito bem-vindas… e tendem a demonstrar o comprometimento de quem dá um feedback com a evolução do indivíduo orientado.

“É muito importante compreender que feedback não é sobre julgar ou buscar aprovação, mas sobre construir confiança e impulsionar o desenvolvimento do time. Quando você é específico em relação às situações e aponta alternativas reais de melhoria, mostra comprometimento com o crescimento da outra pessoa”, destaca Juliana Alencar, Diretora de Marketing da Conquer.

Como pedir feedback ao cliente

Pedir feedback ao cliente é fundamental para o crescimento de um projeto ou negócio. No geral, o momento perfeito para solicitar esse retorno é logo após a compra ou a utilização do serviço, enquanto a experiência ainda está fresca na memória do cliente. Para obter respostas úteis, basta ser claro e evitar perguntas genéricas.

Em vez de perguntar "o que você achou?", por exemplo, vale ser mais específico: "o que poderíamos melhorar no nosso atendimento?". Além disso, facilitar o processo para o consumidor, usando um formulário rápido ou um espaço de comentário, pode tornar o ato de dar o feedback simples e sem esforço.

Como dar feedback negativo

Ao dar um feedback negativo, o ideal é que ele seja o mais construtivo possível. Em vez de focar na pessoa ("você é desorganizado"), vale se concentrar na situação e no impacto que ela gerou ("a falta de organização no arquivo X atrasou a entrega para o cliente"). “É crucial ser direto e específico, oferecendo sugestões claras de como a pessoa pode melhorar e mostrando que você está ali para apoiar”, destaca Juliana Alencar. “O objetivo é o desenvolvimento, não a crítica.”

Como agradecer um feedback positivo

Já ao receber um feedback positivo, é importante responder de forma clara e genuína. Mais do que apenas dizer "obrigado", demonstra profissionalismo quem valoriza a opinião da pessoa e evidencia que a mensagem dela teve um impacto, como “fico feliz que você tenha gostado da apresentação. O seu feedback me motiva a continuar buscando mais informações e aprimorando meu trabalho."

Como pedir feedback de entrevista pelo WhatsApp

Para solicitar o feedback de uma entrevista de emprego via WhatsApp, a abordagem deve ser direta e profissional. Uma mensagem concisa pode ser enviada, perguntando se seria possível receber um retorno sobre o desempenho no encontro. Agradecer a oportunidade e o tempo do recrutador demonstra profissionalismo e interesse na vaga e no desenvolvimento pessoal. É recomendado enviar a mensagem em horário comercial, evitando a insistência.

Quais os tipos de feedback

O feedback pode ser classificado de diferentes maneiras dependendo do ambiente e o contexto no qual o termo é usado.

Do ponto de vista da forma, por exemplo, é possível diferenciar feedbacks informais e formais — o primeiro ocorrendo no dia a dia, em conversas rápidas e espontâneas, e o segundo de forma estruturada e geralmente agendada, como em avaliações de desempenho ou reuniões de feedback.

Outra forma de classificá-lo é pelo seu conteúdo: feedback positivo e negativo. O feedback positivo reforça comportamentos e resultados desejados, reconhecendo o bom trabalho e incentivando a sua continuidade. Por outro lado, o feedback negativo (ou construtivo) aponta pontos a serem melhorados, visando corrigir falhas e aprimorar o desempenho.

Por fim, a fonte do feedback também define seu tipo. O autofeedback é a autoavaliação, um processo de reflexão pessoal sobre o próprio desempenho, essencial para o autoconhecimento. Já o feedback 360 considera um modelo abrangente, onde o profissional é avaliado por colegas, superiores, subordinados e até mesmo clientes, oferecendo uma visão completa de seu desempenho.

Quando devemos usar o feedback na liderança

O feedback deve ser uma prática contínua na liderança e não apenas em momentos formais de avaliação. A liderança eficaz exige que ele seja usado para reforçar comportamentos positivos e corrigir desvios de forma imediata e construtiva, sem esperar por reuniões trimestrais.

“Em resumo, o feedback deve ser empregado para alinhar expectativas, incentivar o desenvolvimento e construir confiança na equipe”, reflete Juliana. “Trata-se de uma ferramenta diária para promover um ambiente de aprendizado, transparência e crescimento contínuo, garantindo que a equipe se sinta valorizada e orientada.”

Metodologia

Para desvendar as principais dúvidas sobre o tópico na internet, foram consideradas 2,9 milhões de buscas no Google realizadas por brasileiros durante os últimos doze meses. A investigação foi pautada pela expressão "feedback" e suas variações, abrangendo todas as pesquisas relativas ao assunto nas cinco regiões nacionais. Em seguida, os termos mais procurados foram dispostos em um ranking baseado no volume total de buscas ao longo do último ano.

Sobre a Conquer

Fundada em 2016, a Conquer Business School é uma escola de negócios cujo objetivo é transformar a educação corporativa no Brasil, formando profissionais que fazem a diferença.

Nascida da insatisfação com o ensino tradicional, hoje, a empresa conta com dezenas de cursos livres, pós-graduações e imersões práticas voltadas às competências mais exigidas pelo mercado de trabalho, como Liderança e Gestão em Tecnologia — alguns deles com módulos específicos sobre Inteligência Artificial e o suporte de ferramentas de IA, que dão feedbacks personalizados, treinam os alunos e trazem dicas do que melhorar.

Até o momento, mais de 5 milhões de alunos de 125 países já foram impactados por suas aulas, ministradas por nomes de referência nas modalidades online e presencial.

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