Campo Grande 00:00:00 Domingo, 13 de Julho de 2025


Tecnologia Domingo, 13 de Julho de 2025, 16:44 - A | A

Domingo, 13 de Julho de 2025, 16h:44 - A | A

Coluna Tecnologia

Conheça os principais mitos associados ao uso da energia solar

Por Thais Hott

Da coluna Tecnologia
Artigo de responsabilidade do autor

Capaz de reduzir em até 95% o custo com a conta de luz, a energia fotovoltaica se expande, mas sofre algumas resistências, devido aos mitos que a envolvem

Halyna Dorozhynska/iStock

ColunaTecnologia

..

Uma fonte limpa, sustentável e inesgotável de energia, a energia solar vem crescendo de forma acelerada no Brasil. Hoje, já é a segunda maior fonte, ficando atrás apenas da geração hidrelétrica. A maior parte dela, cerca de 38 GW, vem direto das instalações próprias, o que demonstra que são as residências e os comércios os grandes responsáveis pela sua geração.

De acordo com a Aneel, a Agência Nacional de Energia Elétrica, somente no primeiro trimestre de 2025 foram adicionados 195 mil sistemas fotovoltaicos e 2,15 GW em capacidade, beneficiando quase 300 mil consumidores. Contudo, mesmo com todo esse sucesso, a energia solar ainda está rodeada por mitos.

Mitos sobre a capacidade de produção de energia

Informações equivocadas acabam por afastar novos produtores e consumidores. Um desses mitos diz respeito à produção em dias nublados ou chuvosos. Muitas pessoas acham que, sem a incidência direta dos raios solares sobre a placa, não há produção. Trata-se de um engano. A mera radiação solar é suficiente para gerar energia. Embora a eficiência seja, de fato, reduzida, ainda é o bastante para o funcionamento da maioria dos sistemas.

Isso ajuda a desbancar outro mito, o de que a energia solar não é confiável. Pelo contrário, uma vez que as placas fotovoltaicas estão cada vez mais tecnológicas, equipadas com matérias-primas de ponta, podem durar por décadas, com alta eficiência de produção. São também resistentes às intempéries, o que inclui chuvas de granizo, e não demandam muita manutenção nem limpeza.

Mitos sobre a instalação das placas

Além disso, a instalação é rápida, levando apenas poucos dias para ser concluída. A instalação também está envolta em mitos, como o de que as placas só podem ser instaladas em casas, ou então ocupam muito espaço. A verdade é que a instalação pode ser dimensionada, a depender da necessidade. Além disso, prédios comerciais, galpões e até mesmo terrenos e quintais podem servir para a instalação dos painéis.

Um projeto bem dimensionado não causa problemas estruturais para os telhados e também não traz nenhum prejuízo estético para a construção. E muito embora os painéis fotovoltaicos valorizem as construções, nada impede que sejam retirados e levados para outro lugar, como no caso de uma mudança de domicílio.

Outro mito é que a energia solar só está disponível para quem tem sua própria instalação de painéis fotovoltaicos. Nada mais longe da verdade. O avanço da energia solar pelo Brasil, principalmente pelo sudeste, permite que usinas solares e consumidores que produzem mais do que precisam vendam seu excedente para as concessionárias.

Assim, por meio de uma assinatura de energia solar, é possível desfrutar dos benefícios sem precisar instalar sistemas fotovoltaicos, estando disponível a energia solar por assinatura em M G – líder em imóveis com geração própria –, São Paulo, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio Grande do Sul, entre outros estados.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS