A atriz paraguaia Ana Brun, premiada no Festival de Berlim com o Urso de Prata pelo filme As Herdeiras, homenageada neste fim de semana pelo Festival de Cinema Sul-Americano (Cinesur), em Bonito, foi a primeira a deixar a marca de suas mãos na "calçada da fama" da cidade turística. Chamada de Calçada das Pegadas da Memória do Cinema Sul-Americano, a iniciativa, inaugurada ontem, foi inspirada na famosa calçada de Los Angeles (EUA), mas tem uma pegada pantaneira: ao lado das mãos da atriz está a imagem das patas de um tamanduá-mirim, animal da fauna do bioma.
Depois de Ana Brum, também deixaram a marca de suas mãos no local ontem os atores brasileiros Antônio Pitanga e Maeve Jinkings, o distribuidor independente Jean Thomaz Bernardini e a professora e produtora Cecilia Diez. O gesto, segundo o diretor do Cinesur, Nilson Rodrigues, simboliza a convivência entre seres humanos e o meio ambiente. “Andamos juntos com os outros seres vivos do planeta”, afirmou.
Ao longo desta semana, serão homenageados o artista local Humberto Espíndola, a atriz Claudia Ohana, o ator Thiago Lacerda, o cineasta José Eduardo Belmonte, o documentarista Aurélio Michillis e o diretor e roteirista Luiz Carlos Lacerda. As placas de cimento com as marcas serão transportadas depois para a Praça da Liberdade, no centro da cidade. “Nossa praça vai ser toda revitalizada no futuro e nós vamos ter a calçada da fama nessa praça”, disse o prefeito Josmail Rodrigues, que apostou: “Bonito vai ser a capital do cinema no futuro”. (Com Agência Brasil)
LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG
• • • • •