A comitiva de senadores brasileiros chegou neste fim de semana aos Estados Unidos para tentar abrir um canal de negociação e evitar o tarifaço de 50% aos produtos brasileiros que começa a vigorar na próxima sexta-feira, dia 1º de agosto, confirmado pelo presidente Donald Trump. Os senadores afirmam que vão tentar abrir uma frente de diálogo com parlamentares e empresários americanos para que ajudem a pressionar a Casa Branca a reduzir ou adiar o tarifaço.
“Nós vamos reunir com empresários americanos que têm negócios com o Brasil, empresários brasileiros que têm negócios com os Estados Unidos, parlamentares americanos num dia subsequente para que nós da Comissão possamos demonstrar a intenção de estreitar a relação diplomática com os Estados Unidos. Não pode ficar fria da forma como está”, disse na sexta-feira à Agência Brasil, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), que presidente a comissão.
A missão oficial começa hoje e vai até quarta-feira. Hoje os senadores devem participar de encontros na Embaixada do Brasil e na Câmara de Comércio dos EUA. Para amanhã, é prevista uma reunião com autoridades dos EUA e a agenda se encerra na quarta-feira com uma visita à Sociedade das Américas e uma coletiva de imprensa na embaixada brasileira. O grupo conta ainda com outros sete senadores: Tereza Cristina (PP), Marcos Pontes (PL-SP), Jaques Wagner (PT-BA), Rogério Carvalho (PT-SE), Carlos Viana (Podemos-MG), Fernando Farias (MDB-AL) e Esperidião Amim (PP-SC).
LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG
• • • • •