Campo Grande 00:00:00 Domingo, 13 de Julho de 2025


Do Zero ao Sucesso Domingo, 13 de Julho de 2025, 13:47 - A | A

Domingo, 13 de Julho de 2025, 13h:47 - A | A

Coluna Do Zero ao Sucesso

Falta de Qualificação Atrapalha Contratações em 72% das Empresas Brasileiras

Por Alan Santana

Da coluna Do Zero ao Sucesso
Artigo de responsabilidade do autor

Descompasso entre exigências do mercado e perfil dos candidatos preocupa profissionais de RH

Reprodução/Freepik

ColunaDoZeroAoSucesso

..

Os profissionais de recursos humanos (RH) estão enfrentando mais dificuldades para contratar colaboradores atualmente. É o que aponta uma pesquisa realizada pela equipe do LinkedIn.

Segundo os dados, 72% dos responsáveis por contratações afirmam que o processo está mais desafiador, sobretudo pela falta de qualificação entre os candidatos e pela ausência de competências técnicas e comportamentais consideradas essenciais.

Ao mesmo tempo, essa lacuna na capacitação prejudica o desempenho dos próprios candidatos, que disputam vagas em um cenário cada vez mais competitivo. O contexto revela a urgência de mudanças na forma como os processos seletivos são conduzidos no país.

Candidatos não apresentam as habilidades que as empresas buscam

De acordo com o levantamento, 69% dos profissionais de RH acreditam que há um descompasso entre as habilidades exigidas pelas empresas e aquelas apresentadas pelos candidatos.

Nesse cenário, o Fórum Econômico Mundial projeta que 59% dos profissionais precisarão aprimorar suas competências até 2030 para se manterem relevantes no mercado de trabalho.

Com as rápidas transformações impulsionadas pela tecnologia e pela digitalização da economia, cresce a exigência por uma constante atualização tanto por parte das empresas quanto dos trabalhadores.

Uso da inteligência artificial transforma o recrutamento

Em resposta a essas transformações, a inteligência artificial (IA) vem ganhando espaço nos processos de recrutamento e seleção. De acordo com 89% dos profissionais de RH, a tecnologia tem contribuído para otimizar rotinas, reduzindo a carga de trabalho operacional e liberando mais tempo para tarefas estratégicas.

Além disso, 88% dos entrevistados acreditam que a IA é útil em diversas etapas do processo seletivo, como na redação e divulgação de vagas, tornando-as mais objetivas, atrativas e compatíveis com os perfis buscados.

A expectativa é que, com o uso de algoritmos e análise de dados, a IA ajude a identificar talentos de forma mais eficaz, aproximando as expectativas das empresas e dos profissionais.

Capacitação se fortalece como caminho para superar lacunas

O investimento em treinamento e desenvolvimento aparece como uma solução para suprir a carência de habilidades no mercado. Segundo dados da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), o setor teve um crescimento de 14% no investimento por funcionário.

Especialistas da Escola Koru, que atua com educação corporativa, reforçam que o aprendizado contínuo é um dos pilares para o alcance de resultados positivos nas organizações.

Embora a contratação de profissionais já qualificados seja importante, muitas empresas têm priorizado programas de capacitação interna, principalmente voltados para competências técnicas ligadas às novas tecnologias, que nem todos os candidatos tiveram oportunidade de desenvolver.

A expectativa é que, com recrutamentos mais estratégicos e programas de capacitação, o alinhamento entre as demandas das empresas e as competências dos trabalhadores seja mais equilibrado. Isso vai permitir contratações mais acertadas e produtivas para ambas as partes.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS