Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 01 de Maio de 2025


Bem-Estar Domingo, 23 de Março de 2025, 13:44 - A | A

Domingo, 23 de Março de 2025, 13h:44 - A | A

Coluna Bem-Estar

Terapia: conheça as opções e saiba como escolher a melhor abordagem para você

Por Thais Hott

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Existem diferentes tipos de tratamentos voltados para saúde mental, e cada um é direcionado a necessidades específicas; entenda como se diferenciam

ZeynepKaya/iStock

ColunaBem-Estar

..

A vastidão dos temas relacionados à saúde mental é muito alta, e, ao contrário do que as pessoas costumam pensar, a tradicional psicoterapia não é o único tratamento disponível. Entender suas necessidades e encontrar a abordagem certa são etapas fundamentais do processo de melhora, então é importante conhecer as opções e entender como se diferenciam.

É válido reforçar que o acompanhamento com um profissional especializado em saúde mental não se limita somente a pessoas que estão precisando tratar algum distúrbio psicológico. Todos podem se beneficiar desse tipo de tratamento, pois ele promove o autoconhecimento e leva a reflexões que podem colaborar com diversas habilidades pessoais.

As abordagens terapêuticas são divididas em três categorias: comportamental, humanista existencial e psicodinâmica. Entenda como elas se diferenciam.

Comportamental

A terapia comportamental é dividida em duas abordagens: análise de comportamento e terapia cognitiva comportamental (TCC). No geral, a ideia é a mesma, visando entender comportamentos específicos do indivíduo para determinar possíveis causas e gatilhos.

A primeira abordagem é mais direcionada a identificar padrões de comportamento e relacioná-los a possíveis eventos e experiências pessoais que possam ser a causa. Já a segunda tenta compreender que tipos de pensamento levam o indivíduo a despertar certas emoções que afetam negativamente seu cotidiano.

Humanista existencial

Os métodos da terapia humanista existencial são direcionados a promover o autoconhecimento, visando auxiliar o indivíduo a entender seus sentimentos e encontrar seu próprio propósito na vida.

Aqui podemos destacar abordagens como humanista (ou transpessoal), fenomenológica, Gestalt, psicodrama e logoterapia. Apesar de cada uma ter um enfoque diferente, no geral, todas visam reforçar a aceitação pessoal do indivíduo e combater problemas como baixa autoestima, depressão, insegurança, etc.

Psicodinâmica

A modalidade psicodinâmica tem raízes mais aprofundadas nas teorias de psicanalistas famosos, como Sigmund Freud, Carl Jung e Jacques Lacan. Seu principal objetivo é explorar o consciente e o subconsciente de uma forma livre e ilimitada, visando promover o autoconhecimento com uma metodologia mais autêntica.

A psicanálise é a alternativa mais conhecida desta categoria, mas ainda existem aquelas baseadas especificamente na metodologia dos nomes citados, como a Freudiana (também conhecida como psicanálise ortodoxa), a Junguiana e a Lacaniana.

Tenha em mente que nem todos conseguem se adaptar às terapias tradicionais, então é importante buscar alternativas quando precisar de ajuda. Aqueles que não dispõem de muito tempo livre sempre podem optar por um psicólogo online, que garante mais praticidade e flexibilidade em diferentes horários do dia.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS