Campo Grande 00:00:00 Quinta-feira, 16 de Outubro de 2025


Marco Eusébio Quinta-feira, 16 de Outubro de 2025, 12:52 - A | A

Quinta-feira, 16 de Outubro de 2025, 12h:52 - A | A

Coluna Entrelinhas da Notícia

Governo federal anuncia início da emissão da Carteira Nacional Docente do Brasil

Por Marco Eusébio

Da coluna Entrelinhas da Notícia
Artigo de responsabilidade do autor

 

Professores de todo o país poderão pedir, a partir de amanhã, sua Carteira Nacional Docente Brasil. O anúncio foi feito neste 15 de outubro, Dia do Professor, pelo ministro Camilo Santana (Educação), em evento no Rio de Janeiro, com a presença do presidente Lula. O documento visa facilitar o acesso dos professores a benefícios legais, como meia-entrada em cinemas e eventos culturais, sem necessidade de apresentar contracheques ou outros documentos. Segundo ele, o objetivo é garantir aos docentes o mesmo reconhecimento institucional já concedido a outras profissões regulamentadas, como médicos e advogados.

O documento tem validade de dez anos e é destinado a professores de todos os níveis e etapas da educação, das redes públicas e privadas. O sistema de solicitação será aberto nesta quinta-feira (16), pela página Mais Professores. Para ser elegível, é preciso que o professor tenha o Cadastro de Pessoa Física (CPF) regular junto à Receita Federal e esteja em exercício da atividade docente em instituição de ensino.

"Por que é que o advogado tem a carteirinha dele? Por que é que o médico tem a carteirinha dele? Por que é que ele não pode, por lei, criar a carteira da mais importante profissão desse país, que é ser professor? E hoje, nós estamos entregando aqui 1,5 mil carteiras para os professores aqui do Rio de Janeiro, como início da entrega de 2,7 milhões carteiras que poderão ser emitidas no Brasil", afirmou Santana. Na ocasião, Lula anunciou que, ainda este ano, deve sair do papel a criação da universidade federal indígena e da universidade do esporte.

Camilo Santana também anunciou o selo #TôComProf, voltado a empresas que queiram aderir à iniciativa e oferecer benefícios e descontos exclusivos a professores que apresentem a carteirinha. Já participam instituições financeiras públicas, aplicativos de entrega de refeições, empresas do setor aéreo, redes de farmácias e fabricantes de eletrônicos. Outras parcerias estão em negociação. O evento, no Parque Olímpico do Rio, marcou o lançamento oficial do programa Mais Professores para o Brasil, aprovado ontem pela Câmara dos Deputados, que agora segue para análise no Senado. (Com ABr e G1)

  

LEIA A COLUNA DE HOJE CLICANDO AQUI EM MARCO EUSÉBIO IN BLOG

 
• • • • •

Nascido em Santo André (SP) e radicado em Campo Grande (MS) desde a adolescência, Marco Eusébio é um dos mais experientes jornalistas de Mato Grosso do Sul. Com um estilo refinado e marcante de escrever, ficou conhecido como autor de uma das mais lidas colunas divulgadas em sites de notícias do estado. Agora em formato “in blog” amplia a comunicação com seus leitores através deste Portal www.marcoeusebio.com.br ativado no dia 29/2/2009.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS